"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Moody's rebaixa Portugal, Itália e Espanha



Por Paulo F.
Do dinheirovivo.pt
Por Joana Petiz
Agência de notação financeira voltou a rever em baixa países afetados pela crise e pôs França, Reino Unido e Áustria sob vigilância negativa
A agência de notação financeira Moody’s voltou a cortar a direito nos ratings dos países mais afetados pela crise, colocando sob vigilância negativa França, Reino Unido e Áustria. Desta vez, as vítimas do downgrade foram Itália, Portugal, Espanha, Malta, Eslováquia e Eslovénia, mas pode haver novos cortes em breve.
A Moody's foi a primeira agência de rating a pôr Portugal no nível equivalente a lixo (Ba2) - em julho, quando cortou a notação da República quatro níveis, cm a justificação de que o país iria precisar de um segundo empréstimo externo e não conseguiria cumprir as metas orçamentais do acordo com a troika.
p>Ratings agências
Portugal desceu mais um nível
Luísa Sousa
Hoje, a agência justifica o downgrade de Portugal (um nível, para Ba3), Espanha (dois níveis, para A3) e Itália (um nível, para A3) com a suscetibilidade destes países “aos crescentes riscos financeiros e macroeconómicos decorrentes da crise na zona euro”, mas também as riscos internos decorrentes dos programas de austeridade, nomeadamente "a incerteza quanto ao resultado das reformas em curso, enfraquecimento das perspetivas macroeconómicas europeias, fraca confiança dos mercados e exposição dos países do euro às respetivas dívidas soberanas".
"O outlook de Itália, Portugal, Espanha, Malta, Eslováquia e Eslovénia mantém-se negativo dada incerteza quanto ao financiamento nos próximos trimestres e correspondente dificuldade de acesso aos mercados", acrescenta a Moody's em comunicado.
A agência de notação deixa ainda uma nota sobre a Grécia: "O rating de Ca mantém-se até que se clarifique o programa de reestruturação da dívida em curso."

Nenhum comentário: