"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, setembro 30, 2013

Rússia prepara-se para retirada das tropas da NATO do Afeganistão

darussia.blogspot - 30 set 2013

Publicada por 

Os países da Organização do Tratado de Defesa Coletiva (OTDC): Rússia, Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguízia e Tajiquistão, decidiram preparar-se para a retirada das tropas da NATO do Afeganistão, prevista para 2014.
Num encontro informal realizado em Sotchi, no Sul da Rússia, esses países decidiram começar a tomar medidas para reforçar a fronteira entre o Tajiquistão e o Afeganistão. O Tajiquistão, antiga república soviética, é o elo fraco nas fronteiras entre as antigas repúblicas soviéticas centro-asiáticas: Cazaquistão, Uzbequistão, Turquemenistão e Quirguízia, e o Afeganistão.
Segundo Andrei Avetissian, embaixador russo em Cabul, a retirada das tropas da NATO do Afeganistão, onde atuam diferentes grupos extremistas, aumentará a difusão do terrorismo. Além disso, espera-se um aumento de intensidade da guerra civil no país, bem como do tráfico de drogas.
A Quirguízia propôs a criação de um cordão de segurança, que prevê a formação de bases aéreas da OTDC, aperfeiçoamento do sistema de comando das forças conjuntas e prestação de ajuda ao Tajiquistão no reforço das fronteiras.
Os dirigentes dos países que fazem parte dessa organização sublinharam que irão fornecer equipamentos e armamentos ao Tajiquistão, mas acrescentaram que, por enquanto, não irão aquartelar tropas nesse país.
No então, é de ressaltar que a Rússia já possui uma importante base militar no Tajiquistão.
Neste quadro, terá primordial importância o desenvolvimento da situação em torno da Síria e do Médio Oriente. Caso a situação se agrave, o conflito irá aproximar-se das fronteiras da antiga URSS através do Mar Cáspio.
Casos os grupos terroristas e extremistas islâmicos deem por cumprida a sua missão nessa região, irão emigrar para novas paragens e o Afeganistão será certamente uma dessas.

Nenhum comentário: