"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, outubro 16, 2013

Infestação Arbórea Alienígena

Por Hiram Reis e Silva, Gramado, RS, 30 de setembro de 2013.

Como os hunos do longínquo pretérito, as hordas bárbaras hodiernas de “pinus” dominam, sufocam, exterminam e padronizam com sua intensa e rude monotonia a antes bela e cativante vegetação original. (Hiram Reis)

Os imensos bosques de “Pinus elliottii” contaminam as dunas da nossa faixa litorânea e a orla da bela Laguna dos Patos não obedecendo quaisquer limites impostos para o seu cultivo e contaminando inexoravelmente áreas de preservação sem respeitar quaisquer fronteiras impostas por seus irresponsáveis cultivadores humanos.

Os pinus estão invadindo, lenta e progressivamente áreas de vegetação nativa derramando-se pelas areias brancas das dunas. A mata original com suas belas, centenárias e indefesas figueiras aguardam taciturna e pacientemente seu atroz destino. Os famigerados pinus estão prestes a sufocá-las e elas aguardam passivas as impiedosas mortalhas que avassaladoras as cingem em um macabro e letal abraço.

Em Santa Catarina, os especialistas atentos e esclarecidos, condenaram ao abate estas exóticas criaturas que foram trazidas do exterior para patrocinar um terrível e anunciado holocausto natural sem que sem se verificasse até então qualquer tipo de ação por parte das omissas autoridades gaúchas ligadas ao meio ambiente. Será que nossas morosas e alienadas entidades ligadas ao meio-ambiente serão capazes de um dia agir com a determinação e a coragem de suas coirmãs ambientais de Santa Catarina?

Convido-as a visitar o litoral sul-rio-grandense para verificar como esta praga invade criminosamente as belas dunas litorâneas ou a costa Ocidental e Oriental de nossa abandonada Laguna dos Patos para verificar o que está acontecendo.

-  Livro do Autor

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS e na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br). Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
----------------------------------------------------

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.
Blog: http://desafiandooriomar.blogspot.com.br

Nenhum comentário: