Puxada pelas vendas recordes, a produção de veículos em maio também foi a maior da história da indústria automobilística brasileira, com 258,9 mil veículos, um salto de 15,9% em relação a abril e de 7,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado. As projeções de que o mercado continuará aquecido levaram as montadoras a abrir novas vagas. No mês passado, foram contratados 1.421 funcionários, ampliando o quadro total para 110,7 mil pessoas, o maior nível de emprego no setor nos últimos dez anos. A reportagem é de Cleide Silva e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 7-06-2007.
Os dados divulgados ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) não incluem as 1,7 mil contratações anunciadas pela Fiat no fim do mês passado. Em 1997, quando a indústria produziu 2 milhões de veículos, havia 115,3 mil empregados nas montadoras. Nos últimos dois anos, foram abertos quase 20 mil novos postos.
De janeiro a maio, foram produzidos 1,137 milhão de veículos (incluindo caminhões e ônibus), número 5,8% maior que o de igual período de 2006. Também é o melhor acumulado para o período de cinco meses já registrado pelo setor. As vendas internas somam 883,6 mil unidades, 24% a mais que no ano passado. Financiamentos acessíveis, prazos mais longos e estabilidade da economia são os motores desse aquecimento, afirma o presidente da Anfavea, Jackson Schneider.
Nenhum comentário:
Postar um comentário