Buscar o menor custo é o desafio da Volkswagen do Brasil, segundo o diretor de compras da empresa, Thomas Gropp. Ao destacar as três qualidades primordiais para a montadora – qualidade, capacidade e custo – Gropp comparou o preço do carro popular com o de outro sanduíche também bastante popular: o Big Mac.
– Fizemos um índice de custo e descobrimos que um Gol, por quilo, é mais barato que um quilo de Big Mac. Custa R$ 25 por quilo, enquanto um Big Mac custa R$ 28. Ainda assim, queremos que o Gol baixe mais. A meta é reduzir seu custo em R$ 0,50 por quilo, o que resultará na redução de R$ 500 no custo do Gol, objetivo que estamos buscando.
A reportagem é de Ariverson Feltrin e publicada pelo jornal O Globo, 12-05-2008.
O diretor de compras anunciou formalmente, durante a 8ª edição do Supply Awards Qualidade, prêmio destinado aos fornecedores da empresa, que o mercado brasileiro conhecerá em breve o novo Gol, modelo que por muitos anos sustenta a Volkswagen no topo do ranking do setor em vendas. Além do fator custo, a montadora conta com a qualidade para manter o Gol na liderança.
– Nos Estados Unidos e na Europa os japoneses crescem cada vez mais em market share e a qualidade ajuda muito para o salto – completou com um entusiasmado anúncio – Apenas a vitória me interessa. E, para isso, temos que ter qualidade, capacidade e 50 centavos menos no custo por quilo.
Durante o evento, Thomas Gropp mostrou um vídeo dos anos 50 em que um grupo de técnicos alemães visita um designer italiano em Milão à busca de mudanças para o Fusca. Depois de pensar e analisar, o designer propõe apenas aumentar a janela traseira. Só isso, sentencia ele. A mudança foi introduzida em 1958.
"A Volkswagen nunca mudou para ficar diferente, mas para ficar melhor" é a mensagem que aparece no vídeo.
De janeiro a abril, o Gol foi o modelo mais vendido (92.764 unidades), seguido pelo Palio, da Fiat, com 71.119 unidades. Isto, porém, não impediu a dianteira da Fiat no total de carros e comerciais leves. A montadora italiana fechou o quadrimestre com 24,9%, seguida pela Volkswagen com 22,2%.
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