"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, março 08, 2010

Moscovo e Kiev decidem cooperar em diversos setores fulcrais

darussia.blogspot.com - sábado, março 06, 2010

Publicada por Jose Milhazes
A Rússia e a Ucrânia farão tudo para criar condições que permitam unir os potenciais dos dois países em diferentes domínios, nomeadamente no campo da energia, Espaço e energia atómica, lê-se na declaração conjunta comum dos Presidentes russo e ucraniano.

“A Rússia e a Ucrânia desenvolverão ao máximo a sua cooperação económica e comercial e criarão condições propícias à união de potenciais dos dois países nos domínios da energia, Espaço, indústria aeronáutica, energia atómica, nanotecnologias, cooperação militar e técnica, transportes e tecnologias de informação, comunicações”, consideram Dmitri Medvedev e Victor Ianukovitch.

Numa conferência de imprensa realizada após o encontro com o seu homólogo russo, Ianukovitch anunciou que Moscovo e Kiev encontrarão, no mais curto espaço de tempo, uma resposta à questão do estacionamento da Frota russa do Mar Negro na Ucrânia, sublinhando que “ela satisfará ambas as partes”.

A Frota russa do Mar Negro está aquartelada no porto de Sebastopol (na Crimeia) nos termos de um acordo russo-ucraniano de 1997, assinado por 20 anos. O anterior Presidente ucraniano, Victor Iuschenko, e a primeira-ministra demitida, Iúlia Timochenko, defendiam a não prorrogação desse prazo.

“No que respeita à NATO, respondi a essa pergunta muitas vezes. A Ucrânia, enquanto Estado Europeu, independente de blocos, irá construir as suas relações com a NATO em conformidade com os seus interesses nacionais. Assim será sempre”, afirmou Ianukovitch.

Viktor Ianukovitch, que realizou hoje a sua segunda visita oficial ao estrangeiro depois de tomar posse do cargo de Presidente da Ucrânia, encontrou-se também com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que propôs a Kiev aderir à União Alfandegária criada pela Rússia, Bielorrússia e Cazaquestão.

O dirigente russo diz estar à espera da formação de uma nova coligação governamental e de estabilidade no país vizinho.

Quando Ianukovitch propôs a Putin enviar para a Rússia “politiqueiros” para que compreenda como é difícil trabalhar com eles, o dirigente russo respondeu: “fará melhor se nos enviar toucinho”.

O toucinho ucraniano é famoso como petisco para acompanhar com bebidas fortes.

Nenhum comentário: