"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, março 08, 2010

O PV atrás de uma cara política

Blog do Luis Nassif - 07/03/2010 - 17:17

Por Nilva

sexta-feira, 5 de março de 2010

Marina se reúne com militares no Rio; PV quer revisão da defesa nacional

Altino Machado às 11:59 am

A senadora Marina Silva (PV-AC), pré-candidata à Presidência da República, se reunirá no domingo, 7, com militares da ativa e da reserva, no Museu do Exército e Forte de Copacabana, no Rio, para um debate sobre defesa nacional e sustentabilidade.

O PV defende nova doutrina de defesa nacional e preparação das Forças Armadas para novos tipos de ameaças ao país. Segundo o partido, existem três ameaças que implicam em revisão da doutrina, elaboração de estratégia, preparação e adequação de novos meios.

- As ameaças são o aquecimento global e seus efeitos sobre o Brasil; conflitos em países vizinhos e defesa das fronteiras, espaço aéreo e mar territorial e quebra no monopólio das Forças Armadas sobre o armamento de guerra, controle territorial e insurgência local – disse o vereador e presidente do PV no Rio de Janeiro, Alfredo Sirkis.

O encontro com os militares é avaliado pelo PV como uma oportunidade para Marina Silva começar a aparecer como alguém capaz de se tornar a Comandante em Chefe das Forças Armadas.

O diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana, coronel de artilharia Edson Silva de Oliveira, é filiado ao PV e será candidato a deputado federal.

- Quando o coronel se filiou ao partido, em agosto do ano passado, achei muito bacana. A iniciativa dele é manifestação de um segmento militar representativo dentro das Forças Armadas – acrescentou Sirkis.

De acordo com o vereador, a aproximação do PV com os militares começou quando o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) era candidato a prefeito do Rio e visitou o Clube Militar.

- O fato de a gente ter participado da guerrilha urbana é um problema na cabeça dos militares, mas eles valorizam o fato de a gente não ter a postura política de revanche contra eles, como tem uma parte da esquerda – assinalou Sirkis.

Quem tradicionalmente defende os militares no Rio de Janeiro é o deputado Jair Bolsonaro (PP), classificado por Sirkis como de extrema-direita.

- Conheço Bolsonaro e ele como pessoa é melhor do que o discurso que assume, que é muito ruim. Já o coronel Edson Oliveira, defende a sustentabilidade para um novo modelo econômico, além de ética na vida pública.

O ex-guerrilheiro disse que o PT têm errado quando, na ânsia de recuperar para Dilma Roussef uma auréola militante de esquerda, reabre as polarizações de 35 anos atrás.

- A gente não pode transformar o que aconteceu há 40 em abscesso na nossa relação com os militares. Quando se parte pro diálogo identificamos muitas convergência. Os militares acham que a Marina Silva representa genuinamente o Brasil.

Para Sirkis, conflitos passados de nossa história servem de lição e de inspiração para evitar que erros se repitam.

- Estão reavivando artificialmente, por motivações políticas, de forma a fazer do passado obstáculo para que possamos enfrentar os futuros desafios, que se colocam para a defesa do Brasil.

http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/2010/03/05/marina-se-reune-com-militares-no-rio-pv-quer-revisao-da-defesa-nacional/#comment-13103

Nenhum comentário: