"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, outubro 01, 2011

Comentários

Em sua coluna na Carta da edição passada Walter Fanganiello Maierovitch levanta a problemática da confiança em relação ao judiciário.

Mais do que a decisão do STF em relação à Lei da Anistia, os recentes casos ligados a competência do CNJ para julgar desvios internos, o aumento do auxílio moradia (quando milhões de brasileiros moram em barracos) como se os membros do judiciário tivessem parcos e não pudessem arcar com despesas de moradia, o resultado da votação do impeachment de Gilmar Mendes são bem mais sérios para a confiança do judiciário junto a sociedade do que a questão da Anistia que só atende o interesse de alguns.

 

Outro caso recente, e é claro como diz a reportagem, não é novo. É a eleição de Ministros no TCU. Como diz a reportagem de Carta, a luta dos congressistas para assumir a vaga é intensa, pois seu salário de aposentadoria atual (R$ 25,4 mil) não é de se jogar fora. Considerando que a este salário se deve somar o da aposentadoria do legislativo (que por sinal ainda são pagas a congressistas cassados) de meros R$ 26. 723,13 (atual salário), dá um bom saldo no final de cada mês, creio que dá para sobreviver com isso.

Mas, o fato é que considero uma ingnomínia essa situação. O cargo não deveria ser ocupado politicamente, e sim, por membros internos que fossem escolhidos por eleição interna de membros no ultimo estágio da carreira e pudessem acessar a condição de Ministros do TCU pela valorização do mérito de sua carreita interna.

Imaginem se aqueles dois deputados da Comissão de Constituição e Justiça que na quinta-feira (22) aprovaram 118 projetos em apenas 3 minutos chegarem ao TCU. Será que vão analisar as contas com a mesma velocidade e rigor?

Nenhum comentário: