"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, março 01, 2013

Comentário ao post "Os direitos humanos e as esquerdas"

Não existe abordagem neutra dos direitos humanos


Por Daytona
Muitas imprecisões nesse texto, quando o governo brasileiro se insurgiu contra o sistema inter-americano de proteção aos direitos humanos?
É o autor quem confunde a OEA (instituição cada vez mais dispensável, construída para servir ao imperialismo estadunidense nas Américas) com o sistema inter-americano de DH (do qual os EUA não faz parte).
Essa dicotomia entre uma abordagem neutra dos direitos humanos (polarizada entre direita e esquerda) e uma visão politizada é falsa. Não existe abordagem neutra dos DH, porque toda decisão potencialmente violadora desses direitos será, fundamentalmente, baseada em determinada opção política, que privilegia os direitos de algum em detrimento de direitos dos outros. Isso é inevitável, a discussão deve ser feita em torno dos propósitos dessas políticas.
Vide o caso de Belo Monte, que, obviamente, viola os direitos humanos de algumas comunidades políticas. Porém, a realização dessa obra se faz necessária para a plena materialização dos direitos humanos de milhões de brasileiros confinados ao subdesenvolvimento. Sua realização, ou não, é claramente uma opção política, preserva-se os direitos de certas determinadas indígenas(com uma população de poucas centenas de indivíduos)ou assegura-se a superação do subdesenvolvimento para milhões de brasileiros?Essa é a verdadeira questão em torno da usina de Belo Monte, como realizar uma obra indispensável para o desenvolvimento de milhões de brasileiros, causando o mínimo de dano possível às populações indígenas e ao meio-ambiente.
Isso é bem diferente da instrumentalização dos direitos humanos pelos EUA e aliados para invadir o Iraque, Líbia, Síria, etc., sempre causando mais vítimas do que eles estariam supostamente salvando. Essa é uma manipulação descarada dos direitos humanos, que, obviamente, nunca foi prioridade, apenas desculpa para a realização de objetivos escusos. Veja o caso da Síria, onde a posição brasileira denota sua coerência com a postura adotada em Belo Monte. Não existe solução militar? Fornecer armas e, possivelmente, atacar a Síria, contribuirá para preservar os direitos humanos dos sírios? É claro que não, a Líbia é um exemplo, as forças da OTAN mataram milhares de civis, destruiram a infra-estrutura civil da Líbia, deixaram um país em caos, repleto de bandos armados, sem nenhum controle. Os líbios estão em melhor situação?Claro que não.
A questão da Síria apresenta dilemas semelhantes?a situação das violações de direitos humanos pelo regime de Assad é grave, a guerra civil é grave, mas qual seria a melhor maneira de resolver esses problemas causando o mínimo de dano à população síria?
A seletividade dos direitos humanos é também preocupante, e a situação dos direitos humanos na Arábia Saudita, nos outros países do golfo, no próprio EUA? Apenas o reconhecimento de fato da universalidade dos DH poderá assegurar, ou ao menos reduzir, sua isntrumentalização por interesses escusos.


Nenhum comentário: