"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, março 01, 2013

Virus em PDF ataca sistemas em mais de 20 países

Do G1

Ataque sofisticado que usou falha no Reader atacou usuários no Brasil

Praga foi batizada de 'MiniDuke' por semelhança ao Duqu. Vítimas foram identificadas em mais 22 países.

Especial para o G1
A fabricante de antivírus Kaspersky Lab e o laboratório CrySys divulgaram nesta quarta-feira (27) relatórios que descrevem mais um ataque sofisticado e direcionado a alvos específicos usando um vírus até então desconhecido. O ataque infectou sistemas em 23 países, sendo um deles o Brasil, mas o nome das organizações atacadas não foi revelado.
O vírus foi batizado de "Miniduke" por semelhanças ao vírus de espionagem Duqu, também usado em ataques direcionados e sofisticados. Não há como dizer, porém, se os dois ataques foram realizados pelo mesmo grupo.
Exemplo de postagem no Twitter que pode ser lido pela praga para executar comandos nos sistemas infectados (Foto: Reprodução)
Exemplo de postagem no Twitter que pode ser lido pela praga para executar comandos nos sistemas infectados (Foto: Reprodução)
A sofisticação do ataque começa na brecha de segurança usada para infectar os sistemas. Os hackers enviaram documentos PDF preparados cuidadosamente e, segundo a Kaspersky, com conteúdo altamente relevante para as vítimas. Quando abertos, os documentos exploravam uma falha dia zero (sem correção) no Adobe Reader. Essa falha é a mesma que foi identificada pela empresa FireEye na metade de fevereiro.
Depois, o vírus instalado no sistema faz uma verificação para saber se o computador atende a alguns requisitos. Feito isso, ele instala um software programado em Assembly - uma linguagem de programação de baixo nível, com comandos diretos ao processador, o que gera um código rápido e pequeno. Em apenas 20 KB, a praga consegue se comunicar com um servidor de controle e baixar códigos e executar comandos remotos no sistema alvo.
Além de altamente eficiente, o código também inclui funções destinadas a dificultar a análise do programa malicioso. De acordo com a Kaspersky, a programação é "old school", ou seja, diferente das pragas digitais modernas, que chegam a ter vários megabytes de tamanho.
Para encontrar os endereços dos servidores de controle, o código busca por usuários específicos no Twitter. Lá, tuites deixados pelos invasores trazem um código, que é decodificado pelo vírus. Caso o Twitter esteja bloqueado, o vírus é capaz de encontrar o mesmo código em buscas no Google. Qualquer arquivo baixado pelo vírus tem a extensão GIF e traz uma imagem válida, com o código adicional escondido.
A Kaspersky Lab conseguiu acesso a um dos servidores de controle, identificando um total de 59 vítimas espalhadas por 23 países: Bélgica, Brasil, Bulgária, República Tcheca, Geórgia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Israel, Japão, Letônia, Líbano, Lituânia, Montenegro, Portugal, Romênia, Rússia, Eslovênia, Espanha, Turquia, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos.

Nenhum comentário: