"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, abril 23, 2011

Nossa Industria

Muito se tem falado da problemática cambial brasileira que torna nossa industria incapaz de competir em condições de igualdade no mercado globalizado, que corremos o risco de voltarmos a ser um país meramente exportador de commodities, etc.
Mas, o nosso gargalo energético é um fator bem pouco comentado. De nada adianta juros baixos e desejo de crescimento industrial, se esse crescimento é impossível de ocorrer por não termos energia suficiente para sustentar o crescimento. E mais uma vez, a turma dos Direitos Humanos dão uma mãozinha ao desenvolvimento nacional, com a OEA, ONGs e outros grupos barrando a construção de Belo Monte, e possivelmente outras obras que nos são necessárias para crescer. 
Lembro, que só temos aproximadamente 10 anos de bônus populacional, se perdermos esse trem, tudo depois se tornará mais difícil.
E o que eu acho pior, tudo isso devido a um sentimento de revanchismo em relação aos Governos Militares. Quero aqui lembrar outra coisa. As forças armadas não tem orientação ideológica, são funcionários do Governo. Se não fosse assim não existiriam forças armadas na China, em Cuba, e não teriam existido em todos os países que adotaram governos socialistas no mundo.
É claro que se um país tem um governo de extrema direita, seus militares são orientados por essa linha ideológica e hierarquicamente seguem o líder máximo do país, da mesma forma acontece nos governos de extrema esquerda, ou qualquer outro tipo de governo.

Nenhum comentário: