"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, setembro 09, 2013

AMA Sofia Veloso

Caroline Kuhn e Eveline Pedott

Prezados vizinhos, para dar início aos nossos contatos,segue o pouquinho que há na rede sobre a Sofia Veloso, que dá nome à nossa rua, e ao que parece, é uma fonte de inspiração, e explica em parte a energia dessa rua!

" Nasceu na cidade de Porto Alegre em 1856. Como ativista abolicionista, integrou o Centro Abolicionista de Porto Alegre; foi benemérita do Hospital Santa Casa de Misericórdia. Faleceu na cidade de Porto Alegre em 1930".

Fonte: Franco, Sérgio da Costa. Porto Alegre: Guia Histórico. 4a. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006, p. 30.

Agora segue o relato da reunião de ontem, 08/07/2013:

Às 15h do dia 08/09/2013 se reuniram na esquina interna da Rua Sofia Veloso, Porto Alegre-RS, vizinhos e amigos da Rua, para debater sobre questões de cidadania, segurança, e tomarmos algumas decisões conjuntamente.

A pauta da reunião foi:

· Relatos das ocorrências de violência (tráfico de drogas e assaltos) que têm acontecido na rua;

· Organização dos moradores para uma reunião com o comandante do 9º. Batalhão da Brigada;

· Ideias simples e de ação imediata, sem necessidade do poder público e de alta eficácia;

· Demais ideias para a rua.

Os relatos sobre criminalidade e violência foram variados. Podemos verificar que os episódios são muitos e acontecem com bastante frequência. Agora precisamos aproximar a Brigada Militar destes fatos, e deixar o trabalho investigativo e corretivo com eles.

Solicitamos a todos contribuições para este e-mail com histórico de violências e tráfico para adicionarmos a uma carta dirigida ao 9º.Batalhão , e solicitarmos a reunião com o comandante, de forma a conseguirmos uma frequência maior de policiamento, e colocação de câmeras de vigilância.

Quanto às sugestões de ação rápida:

· a iluminação direcionada para a rua a partir das casas de propriedade do Asilo Padre Cacique, e dos edifícios, na realidade, de todas as edificações da rua, com sensor de luminosidade, de forma quefiquem acessas a noite toda! Os arquitetos da rua farão estudo e projeto de luminotécnica para as casas do asilo e farão contato para a colocação das mesmas, de forma a viabilizar de forma expedita esta ação;

· Voluntários farão contato com a SMAM para poda de árvores: fiquem atentos, precisaremos de assinaturas de todos para termos força nestas ações que temos que solicitar à prefeitura;

· Estabelecimento de uma rotina de atividade comunitárias, lúdicas, criativas, na nossa rua! Sextas e sábados de noite precisamos ocupar a nossa rua, e vamos começar com um churrasquinho na sexta-feira 13/09/13, para afastar as bruxas! Outras atividades nos finais de semana durante o dia serão estudadas e estimuladas, e temos vários voluntários para organizar blog, facebook, comunicação, e propor atividades de teatro e dança;

· Vamos desenvolver uma comunicação visual própria da rua voltada para educação ambiental:separação de lixo orgânico do lixo reciclável (lixo seco) – cometamos que muito não estão atentos para o fato de que o lixo reciclável deve ser colocado na frente dos edifícios e casas nas segunda e sexta às 8:30; recolhimento das fezes dos cachorros; não jogar lixo no chão; não mijar/defecar na rua, nas grades...enfim, acho que a lista é grande, contribuições são bem vindas, e voluntários para desenvolver a arte gráfica desta comunicação, e colaboradores para a confecção das placas também.

· Precisamos a gente com equipamento e conhecimento técnico pra fazer um levantamento preciso da rua para servir de base para o desenvolvimento dos projetos da rua, e um laudo da vegetação para solicitarmos à SMAM a colocação de árvores de porte mais adequado para uma via pública. Alguém pode colaborar?

Quanto às sugestões de ação de médio e longo prazo:

· Fundar uma associação de moradores e amigos da Sofia Veloso, já temos advogados e outros voluntários para estudar um estatuto e a viabilização;

· Através da Associação, verificar a possibilidade de colocar uma guarita para vigilância da rua;

· Desenvolvimento de um projeto de desenho urbano completo para a rua para que sirva de exemplo para a prefeitura de Porto Alegre de cuidado com o espaço público: estreitamento da via na saída junto à Lima e Silva (medidas de low traffic), iluminação pública, arborização e áreas de ajardinamento, disposição de bancos, lixeiras, dispensers de saquinhos para coleta de fezes de animais, e até quem sabe um ponto do bike poa na esquina junto à Lima e Silva. E já temos uma equipe super legal de arquitetos pra tocar este projeto com muitas mãos e boas idéias!

Ao final da reunião, por volta das 17:15 os voluntários reafirmaram sua colaboração e passaram contatos, para muito em breve fazermos uma nova reunião com o grupo menor, mas já ficou avisado à todos que dentro de cerca de uma mês será organizada nova reunião de vizinhos, para relatarmos os avanços, e verificar outras pendências.

 

Sou morador desde 2002 da rua Sofia Veloso. Como exposto acima os problemas que nos parece tão “naturais” às grandes cidades como tráfico de drogas e violência urbana nos levou por iniciativa de Caroline e Eveline (além da participação ativa do Tiago e Zeca) a essa 1ª reunião dos moradores em uma bela tarde de domingo.

Estávamos em um número aproximado de 100 pessoas. Em primeiro momento, o efetivo pode parecer pequeno, mas, observando o fato de que vários moradores não sabiam da mesma, considero uma grande vitória da comunidade da Sofia Veloso tal volume de presença.

Como já dito por vários pensadores, incluindo aí Zygmunt Baumann. A “felicidade” deriva de dois fatores: segurança e liberdade. Mas, aí também reside o grande nó da questão. Não existe ainda uma fórmula que equilibre os dois fatores. Se queremos mais segurança devemos abrir mão de um pouco de liberdade e vice-versa.

Nesse caso em particular, estávamos numa situação completamente “infeliz”: sem liberdade e sem segurança, e o pior, estávamos entrando em uma cadeia encarcerante markoviana.

O que Caroline, Eveline, Tiago e Zeca nos propuseram, foi exatamente a retomada da felicidade. A ocupação da rua em um primeiro momento está nos trazendo de volta a liberdade, com sua consequente segurança reduzida (para nós que a estamos ocupando, enquanto exposição), mas, o aumento da segurança da rua através da ações propostas devem nos deixar próximos ao que Baumann considera como ideal entre os dois fatores. O que queremos é um jogo de soma zero, que claro, nós moradores, sejamos os ganhadores.

Nenhum comentário: