Os ministros do G8, grupo de oito países mais ricos do mundo, disseram neste domingo que é preciso estudar medidas para conter os impactos da alta dos alimentos em países pobres. O comunicado foi feito no segundo dia do encontro que acontece no Japão. A notícia é da agência Reuters e publicada pelo portal O Globo, 07-04-2008.
O tema não estava na agenda oficial do encontro, mas a discussão foi proposta pelo ministro de relações internacionais do Japão, Masahiko Komura.
- O aumento do preço dos alimentos tem causado sérios problemas em países em desenvolvimento, especialmente os africanos, e chegamos a conclusão de que este é um tema que precisa ser olhado com atenção pela comunidade internacional - disse Komura, sem especificar nenhum tipo de medida.
A alta dos preços dos alimentos pelo mundo é causada principalmente pelo aumento da demanda chinesa e de outros países asiáticos. Os cálculos são de que a média dos alimentos está 80% mais cara desde 2005. O preço do arroz é o mais alto em 19 anos e o preço da carne atingiu o maior nível em 28 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário