“De quem é esta Floresta Amazônica, afinal?”, pergunta a reportagem do correspondente do jornal New York Times, no Rio, Alexei Barrionuevo. A notícia é do jornal O Globo, 19-05-2008.
O “NYT” afirma que “um coro de líderes internacionais declara mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio maior do que apenas das nações que dividem seu território”. O jornal lembra que o ex-vice-presidente americano Al Gore, em 1989, disse que, “ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, pertence a todos nós”.
“Esses comentários não são bem aceitos no Brasil e reacenderam velhas atitudes de protecionismo territorial e observação de invasores estrangeiros escondidos”, diz o jornal. O “NYT” afirma que o governo Lula tenta aprovar lei para restringir o acesso à floresta, exigindo licenças para estrangeiros e brasileiros.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, 19-05-2008, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) classificou como “bobagem” a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia é um patrimônio mais mundial do que brasileiro. “Esse tipo de discussão não nos preocupa porque não há grupos organizados defendendo essas idéias. São opiniões isoladas”, afirmou. Péres é suplente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.
2 comentários:
Sor!
Não sei se o senhor acompanha os comentários aqui no blog. De qualquer jeito, aí vai um texto muito interessante sobre o assunto da internacionalização da Amazônia, do Cristovam Buarque (é bem antigo): http://cristovam.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=546&Itemid=2
Postar um comentário