"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, junho 28, 2010

A Terceira Depressão





Paul Krugman
Recessões são comuns; depressões são raras. Tanto quanto eu posso dizer, houveram apenas duas eras na história econômica amplamente descritas como "depressões" na época: os anos de deflação e instabilidade que se seguiram ao Pânico de 1873 e os anos de desemprego em massa que deram lugar à crise financeira de 1929-1931. Nem a Longa Depressão do século XIX nem a Grande Depressão de XX foram épocas de declínio ininterrupto - pelo contrário, ambas incluíram períodos em que a economia cresceu. Mas estes episódios de melhora não foram suficientes para desfazer o estrago da queda inicial, e foram seguidas por recaídas.

Estamos agora, temo eu, nos primeiros estágios de uma terceira depressão. Ela provavelmente vai se parecer mais como uma Longa Depressão do que as muito mais graves Grandes Depressões. Mas o custo - para a economia mundial e, acima de tudo, às milhões de vidas destruídas pela falta de postos de trabalho - no entanto, será imenso. E essa terceira depressão será principalmente por uma falha na política. Em todo o mundo - mais recentemente na profundamente desanimadora reunião do G20 semana passada - os governos estão obcecados com a inflação quando a verdadeira ameaça é a deflação, pregando a necessidade de aperto do cinto quando o problema real é o gasto inadequado.

Em 2008 e 2009, parecia que poderíamos ter aprendido com a história. Ao contrário de seus antecessores, que elevaram as taxas de juros em face da crise financeira, os atuais dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e o Banco Central Europeu reduziram as taxas e voltaram-se para apoiar os mercados de crédito. Ao contrário dos governos do passado, que tentaram equilibrar os orçamentos em face de uma economia em queda, os governos de hoje permitiram a alta dos déficits. E as melhores políticas ajudaram a evitar o colapso completo do mundo: a recessão provocada pela crise financeira provavelmente terminou no último verão.

Nenhum comentário: