"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, outubro 19, 2010

Hugo Chávez reconhece ter adquirido à Rússia defesa antimíssil inicialmente destinada ao Irão

 darussia.blogspot.com - 19 out 10

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que se encontra de visita à Ucrânia, reconheceu que o seu país vai adquirir à Rússia os sistemas de defesa antimíssil que deveriam ser vendidos ao Irão.
Há duas semanas, Serguei Tchemezov, diretor da Rostekhnologuiia, empresa pública que controla a exportação de armamento russo, anunciou que Moscovo anulará o contrato de fornecimento de sistemas S-300 ao Irão e pretende devolver a Teerão os cerca de 150 milhões de euros pagos de avanço.
O contrato do fornecimento de cinco divisões de sistemas de defesa antimíssil, no valor de mais de 600 milhões de euros, foi assinado entre Moscovo e Teerão em 2007.
Porém, devido aos protestos dos Estados Unidos e de Israel, bem como às sanções das Nações Unidas contra o Irão, o presidente russo, Dmitri Medvedev, suspendeu o fornecimento desses armamentos.
Segundo a agência Associated Press, Israel terá já pedido aos Estados Unidos que convença Moscovo a não vender esse tipo de armas à Venezuela, pois receia que elas possam ir ter, na mesma, ao Irão.
Criado para defender grandes fábricas e edifícios administrativos, bases militares e centros de comando de ataques aéreos, o sistema S-300 é capaz de destruir mísseis balísticos. Além disso, pode ser utilizado para atacar alvos terrestres.
Cada um dos sistemas pode atacar seis alvos e disparar contra eles até 12 mísseis.

Nenhum comentário: