"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, outubro 26, 2010

Número de ações terroristas no Cáucaso do Norte quadriplicou este ano

darussia.blogspot.com - Segunda-feira, Outubro 25, 2010



O número de ações terroristas no Cáucaso do Norte mais do que quadriplicou em 2010, tendo matado 205 polícias e militares e ferido 489, declarou hoje Ivan Sidoruk, vice-procurador-geral da Rússia.
“No ano corrente, nessa região mais do que quadriplicou o número de ações extremistas. Foram registados 352 crimes de caráter terrorista, 254 dos quais na Chechénia”, acrescentou ele ao discursar numa comissão do Conselho da Federação (Câmara Alta) do Parlamento russo.
“As regiões mais problemáticas neste sentido são o Daguestão, Chechénia, Inguchétia, onde agentes da ordem morrem em operações de combate à guerrilha, bem como a Cabardino-Balcária, onde bandos armados declararam guerra às forças de segurança”, frisou.
Segundo ele, “a ala chechena dos bandos armados, dirigida pelo comandante Gakaev, deixou de obedecer a Doku Umarov (comandante-chefe da guerrilha no Cáucaso do Norte) e tenta afirmar-se de todas as formas.
Sidoruk reconheceu que a parte fundamental das armadas utilizadas pela guerrilha vem dos depósitos militares, frisando que “nos últimos tempos, não foi registado nenhum ataque contra a vida de agentes de segurança sem o emprego de “armas e explosivos modernos”.
“A situação agrava-se devido ao alto grau de corrupção no território do Cáucaso”, reconheceu.

Nenhum comentário: