"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, setembro 26, 2012

Educação

Ontem pela manhã ouvindo a Band News (como sempre faço entre 6:00 e 7:15), não acreditei em um comentário de Rosely Sayão sobre a escola fazer reclamações dos alunos para seus pais.
Para Rosely Sayão a escola deve resolver seus problemas internamente e não "cobrar" dos pais atitudes.
Bom, gostaria de lembrar que a escola é, em princípio, local da educação formal , já a educação ética e moral é dever e obrigação da família. 
A escola funciona como estrutura de apoio à família para a educação ética e moral dos filhos (que não lhes pertence).
Os integrantes do sistema educacional veem refletidas nas crianças e jovens os valores e conceitos que são dados por seus pais.
A escola e, consequentemente, seus educadores que prestam um serviço à sociedade (sendo esta pública ou privada) são, muitas vezes, confundidos com um produto. Produto que os pais pagam via impostos para a escola pública, ou em parcelas mensais para o setor privado.
Essa condição gera uma relação distorcida por parte de alguns alunos com relação à escola., pois não lhes  foi ensinado o valor de respeito à escola e a seus integrantes.
Desse ponto de vista, a escola deve e tem a obrigação de cobrar sim atitudes dos pais. E essa cobrança é claro, virá através de reclamações ao padrão comportamental da criança ou adolescente.
A escola deve ser vista como parceira de um processo educacional mais amplo e, dessa forma, ter completo apoio dos pais no acompanhamento das problemáticas que a instituição lhes apresenta. 
Imaginem se a escola usasse a solução unilateral! Os pais aceitariam? Os alunos entenderiam tais "correções" de atitudes? Creio que não. A instituição seria tachada de medieval, arbitrária e, provavelmente, processada judicialmente.
Apesar de concordar com vários comentários de Rosely Sayão, esse e alguns que já ouvi  sobre a educação na escola apresentam argumentação muito frágil.

Nenhum comentário: