"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, setembro 28, 2012

Embaixada em Tuvalu

Como na postagem abaixo falei do que circula na internet pelos e-mails, falarei de um que pode gerar confusão nos alunos que lidam com as simulações da ONU como a 2º Mundo CMPA (que apoiei-os na organização e preparação) e 3º Mundo CM (que acompanhei o grupo que foi à Brasília). 
O e-mail fala que Lula teria criado em Funafuti (capital de Tuvalu) uma embaixada. Cita vários dados do país, como sua pequena população e falta de estrutura, além do custo da instalação da embaixada. Tudo relacionado a uma meia verdade (que é muito pior que uma mentira), pois vem com links do decreto.
Só que nas entrelinhas, ou, lendo com cuidado, no decreto em seu art. 1º está escrito: "Fica criada a Embaixada do Brasil em Funafuti, em Tuvalu, cumulativa com a Embaixada em Wellington".
A questão é, o que quer dizer o cumulativa?
Embaixadas cumulativas não ficam nos países a que se referem, mas em outro local. É o caso da polêmica embaixada de Tuvalu, que fica em Wellington, capital da Nova Zelândia. Ou seja: a embaixada brasileira na Nova Zelândia passou a responder também pela representação diplomática do Brasil em Tuvalu. Não será necessário, portanto, alugar nenhuma "oca" (como o texto preconceituosamente fala) para instalar uma embaixada naquele país.
Embaixadas cumulativas, aliás, são uma coisa comum. Eis aqui a lista das embaixadas brasileiras nessa condição:
http://www.portalconsular.mre.gov.br/apoio/embaixadas-cumulativas

Podemos ver portanto, que a embaixada do Brasil no Cairo (Egito), responde pela embaixada na Eritréia; a embaixada do Brasil em Belgrado (Sérvia), responde pela embaixada do Brasil em Montenegro (que fazia parte da antiga Iugoslávia); a embaixada do Brasil em Oslo (Noruega), entre outros exemplos. Não há casa, prédio ou oca para as embaixadas do Brasil na Eritréia, em Montenegro, na Islândia, na Lituânia ou em Tuvalu, porque essas embaixadas não existem fisicamente. As atividades ficam a cargo de embaixadas brasileiras em outros países.
 

Nenhum comentário: