"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, novembro 14, 2012

Níveis de segurança nos carros da América Latina continuam sendo muito baixos, embora algumas marcas mostrem avanços

LATIN NCAP - Buenos Aires, 13 de novembro de 2012


Os  últimos  resultados  dos  testes  de  batida  publicados  pelo Latin  NCAP  indicam que  os  níveis  de segurança de alguns dos veículos mais populares da  região  ainda  ficam  20  anos  atrasados  quanto aos países industrializados e por baixo dos padrões globais. Contudo,  houve  um  avanço  e  alguns carros  atingiram uma  pontuação  em  segurança  de  quatro  estrelas;  existem  dois  fabricantes  que incluem airbags como equipamento padrão nos modelos testados.  

Os carros com pior desempenho dos  oito  testados na  terceira fase do Latin NCAP foram o Renault Sandero e o JAC J3.  O Sandero obteve apenas uma estrela devido ao desempenho instável de sua carroceria, bem como à falta de airbags.  Esse foi um resultado decepcionante por parte da Renault, um  fabricante com  boa  reputação  na Europa  em termos de  segurança. A companhia certamente pode  oferecer  algo  muito  melhor,  como o conferido em  outro  modelo  testado;  o Fluence,  por exemplo, que obteve quatro estrelas. O JAC 3 também obteve apenas uma estrela apesar de contar com dois airbags; isso indica claramente a vital importância da força do habitáculo na proteção dos ocupantes no caso de batida.     

Os airbags  não compensam uma  pobre resistência estrutural, o Latin  NCAP considera firmemente que  os  consumidores  não  devem  ser confundidos pelos fabricantes  que se  descansam apenas nos airbags  para oferecer  uma  falsa  impressão  de segurança.  A inclusão  de  um  airbag,  apenas,  não garante a segurança do carro. Assim sendo, tanto o público, quanto os governos, deve ser capaz de verificar a  integridade estrutural  do  carro. Isso  se consegue mediante  a  aplicação dos padrões de testes  de  batida  das  Nações  Unidas  (regulamentações  R94  e  R95),  proporcionando  aos consumidores  a  possibilidade de  comparar o  desempenho  em  segurança  dos  diferentes  modelos como o faz o Latin NCAP.

É alentador, na Fase III, o significativo aumento no número de carros que obtiveram quatro estrelas. 
Cinco  modelos  atingiram  as  quatro  estrelas  evidenciando  os  benefícios  combinados  do melhoramento  da  força da estrutura,  dos airbags  e  dos cintos  de  segurança.  Os  modelos  que possuem quatro estrelas são o Novo Ford Fiesta KD, o Honda City, o Renault Fluence, o Toyota Etios hatchback e o VW  Polo hatchback. Outro  modelo  testado,  o Volkswagen  Clássico/Bora, conseguiu apenas três estrelas, devido a sua fraca integridade estrutural. 

Em um  alentador  passo  para  frente, A Ford e  a VW  confirmaram que o  airbag  para  motorista  e acompanhante  faz  parte  do  equipamento  padrão  no  Novo  Ford  Fiesta  e  no  Volkswagen Clássico/Bora  em  todos  os  mercados  do Latin  NCAP.  O Latin  NCAP  recebe  com  prazer  esta incorporação prévia aos requisitos legais em alguns países da América Latina.

Outro  sinal  de  avanço nestes testes de batida  é a  obtenção,  pela primeira  vez, de quatro  estrelas para  a  proteção infantil.  Dois  modelos, o Ford  Fiesta e o Honda  City,  conseguiram  esse tão bem-vindo  progresso. O  uso  do  sistema  de  retenção infantil  com o ISOFIX  desempenhou  um  papel fundamental na redução da probabilidade de instalação incorreta, melhorando a atividade dinâmica em geral. O Latin NCAP recomenda o ISOFIX e impulsiona os governos, fabricantes e provedores da região a apoiar o sistema IS
OFIX com base na regulamentação R44 das Nações Unidas.

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