"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, novembro 12, 2012

Rússia desiludida com recusa de Washington repatriar o "senhor da guerra"Victor But

Domingo, Novembro 11, 2012



 A Rússia ficou desiludida com a decisão do Ministério da Justiça dos Estados Unidos de proibir a extradição do empresário Victor But, revelou hoje Konstantin Dolgov, porta-voz do ministério russo dos Negócios Estrangeiros.
“Em Moscovo foi recebida com profunda desilusão a decisão do ministério da Justiça dos Estados Unidos de proibir a extradição de But para a Rússia, que tinha sido antes requerida pelo Ministério da Justiça da Rússia”, declarou ele.
Na véspera, as autoridades judiciais norte-americanas alegaram que Victor But é um “criminoso particularmente perigoso”.
“Os argumentos que foram apresentados pelo Ministério da Justiça dos Estados Unidos não merecem sequer qualquer crítica”, considerou Dolgov, acrescentando que: “a Rússia continuará a defender os interesses do homem de negócios que não causou qualquer prejuízo nem aos Estados Unidos, nem aos seus cidadãos”.
Moscovo espera também que a apelação apresentada pelos advogados de But será analisada de forma “objetiva e imparcial”.
Victor But, mais conhecido como “senhor da guerra” devido aos seus negócios com armamento na América Latina e África, nomeadamente em Angola, foi detido na Tailândia em março de 2008 a pedido das autoridades norte-americanos.
O homem de negócios russo foi acusado de tentar vender armamentos no valor de milhões de euros à organização terrorista colombiana FARC.
Em novembro de 2010, But foi extraditado para os Estados Unidos e condenado a 25 anos de prisão por “tráfico de armas”.
 
Antecedentes retirados de um artigo de Milhazes de 2010:
"Após a queda da URSS, But segue para a África do Sul, onde cria uma empresa de aviões de transporte, que, segundo as autoridades norte-americanas, foi utilizada para transportar ilegalmente armas para o Afeganistão, Angola, Togo, Ruanda, Libéria, Burkina Faso, bem como para fornecer armamentos aos talibãs e à Al-Qaida.
Angola foi a alavanca para o negócio. No início dos anos 90, a aviação de transporte na Rússia estava praticamente paralisada devido à falta de combustível e But decidiu aproveitar essa situação, alugando aviões por 400 dólares a hora no seu país, para os colocar em serviço em Angola, a 1200 dólares por hora.
Para rentabilizar o negócio, os seus pilotos trabalhavam para o Governo do MPLA, mas forneciam armas à UNITA em troca de diamantes. Em pouco tempo, But passou a ter uma frota de 50 aparelhos.
As actividades ilícitas do russo fizeram dele modelo para a personagem principal do filme “O Senhor da Guerra”, do romance “O Vingador” de Frederick Forsyth e do jogo de computador “Far Cry 2” (Chacal).
Os Estados Unidos começaram a investigar os negócios de But em finais dos anos 90 e, em 2006, o Presidente George W. Bush congelou as suas contas bancárias, porque considerou que as suas ações ameaçavam a política externa norte-americana na República Popular do Congo.
A 6 de março de 2008, o poderoso barão do contrabando de armas foi detido na Tailândia a pedido das autoridades norte-americanas, que exigiram a sua extradição.
Moscovo desenvolveu grandes esforços diplomáticos e políticos para não permitir a entrega do seu cidadão à justiça americana. Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, considerou que a decisão de extradição “não é jurídica, mas política”.
Fontes da Lusa na capital russa consideram que este empenho da diplomacia russa se deve ao fato de Victor But poder vir a colaborar com a justiça norte-americana e a revelar ligações entre atuais dirigentes russos e atividades ilícitas como tráfico de armas e diamantes."
 

Nenhum comentário: