"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

domingo, fevereiro 01, 2009

Grandes empresas cortam mais de 300 mil vagas em janeiro

Instituto Humanitas Unisinos - 31/01/09

Com a crise não dando sinais de arrefecimento e continuando a se espalhar pelo mundo e em diversos setores, grandes empresas globais cortaram mais de 300 mil vagas neste início de ano. A notícia é do jornal Folha de S.Paulo, 31-01-2009.

O maior corte foi realizado pela Circuit City, até então a segunda maior rede de eletrônicos dos EUA, que anunciou o seu fechamento e a demissão de todos os seus 34 mil funcionários. Outra grande redução foi realizada pela também americana Caterpillar, fabricante de equipamentos pesados, com a eliminação de mais de 22 mil postos de trabalho. A japonesa NEC demitiu mais 20 mil.

Em alguns casos, o anúncio das demissões foi complementado com a decisão de fechamento de fábricas ou lojas. Foi o caso da rede de cafeterias Starbucks, que disse que fechará até 6.700 vagas e 300 unidades -cem delas fora dos EUA.

Apesar de chamarem a atenção, essas demissões de grandes empresas (a maioria delas envolvendo mais de mil funcionários) são apenas uma parte do problema. Nos Estados Unidos, por exemplo, as demissões em massa (pelo menos 50 trabalhadores) em dezembro do ano passado abrangeram 226 mil funcionários, menos da metade dos 524 mil cortes realizados naquele mês.

Nenhum comentário: