"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, abril 10, 2010

Curta

Comentando outra reportagem da Carta (desta vez a da capa). No livro depois do Consenso de Washington - que pasmem, diz que as ideias neoliberais que promoveram a quebra de diversos países não estavam erradas, simplesmente os países deixaram de executar as medidas secundárias discutidas neste livro - é apontada a grande possibilidade do Brasil envelhecer antes de crescer "ipsi literis".
Bem, quando vemos um aviso desses editado a em torno de quatro anos ser corroborado por um veículo que nada tem de neoliberal, confirmando dados preocupantes sobre o desenvolvimento da nossa população, devemos ficar muito mais alertas.
Na realidade de quando da publicação em português (daí não se teriam desculpas de barreira da língua) do livro dos economistas neoliberais, o Brasil já deveria ter implementado uma série de políticas públicas que levassem a uma crescente queda no desemprego e também crescente redistribuição de renda.
Sem essas duas coisas teremos uma série de idosos sem aposentadorias justas, e uma população trabalhadora sem capacidade de sustentar as demandas da base e do topo da pirâmide etária.
Como diz a reportagem temos uma chance de reverter esse quadro que se molda. Para isso teremos que deixar de lado os corporativismos, fisiologismos e outros "ismos" que entravam a melhoria das relações sociais no país.

Nenhum comentário: