Um sistema informatizado vai garantir sinal verde permanente para ônibus do transporte coletivo em semáforos de 45 cruzamentos de Curitiba. A estimativa é encurtar o tempo de viagem em até 50% e estimular a troca do carro pelo ônibus. A reportagem é de Dimitri Valle e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 19-02-2008.
O projeto funcionará a partir de julho deste ano nas linhas Verde (que ainda será implantada) e Boqueirão, que transportarão juntas cerca de 150 mil pessoas por dia - 8% do total de usuários da cidade.
"Precisamos recuperar a competitividade do transporte coletivo como meio de deslocamento das pessoas", afirmou Paulo Afonso Schmidt, presidente da Urbs (empresa municipal que gerencia o transporte coletivo em Curitiba).
O sistema funciona da seguinte maneira: um sensor instalado no pára-brisa do ônibus, alimentado por bateria própria, com duração de dez anos, emite sinais eletromagnéticos para antenas instaladas ao longo da via. A antena retransmite o comando de troca ou manutenção do sinal verde para uma CPU acoplada ao semáforo.
A idéia é inspirada em sistemas como o Sem Parar, que dão passagem automática em praças de pedágio e estacionamentos a clientes que compram bilhetes eletrônicos.
O sensor do ônibus será acionado a pelo menos cem metros de cada cruzamento, distância considerada segura para a transição entre os sinais vermelho, amarelo e verde.
De acordo com a Urbs, o sistema também poderá funcionar de forma inversa. "Se o ônibus estiver com o horário adiantado, o sistema, com base na tabela de horários que terá na memória, dará prioridade para o trânsito da via transversal", disse a gestora de Operação do Trânsito da Urbs, Guacira Civolani. O investimento no sistema é de R$ 5,5 milhões em equipamentos.
A liberação de sinais já existe em Curitiba, mas em um sistema mais simples, para veículos que passam pela via exclusiva de circulação de ônibus da avenida Sete de Setembro.
O sistema funciona por meio de sensores instalados no chão. Assim que ônibus ou outros veículos autorizados a transitar pelas vias exclusivas (como carros de polícia e ambulâncias) passam sobre os sensores, o sinal adiante fica verde.
Mais controle
"Com o novo sistema, podemos ter um controle melhor para identificar quais os veículos, no caso os ônibus, que terão sempre sinal verde nos cruzamentos", disse Civolani
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