A Guerra das Sacolas. Instituto Ambiental do Paraná multa Wal-Mart e Carrefour
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multou ontem em R$ 70 mil diários as redes WMS Supermercados do Brasil (que controla as bandeiras Wal-Mart, Big e Mercadorama) e Carrefour. A justificativa é que elas não apresentaram à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) alternativas ao uso de sacolas plásticas. A notícia é da Gazeta do Povo, 02-04-2008.
Em fevereiro, as duas multinacionais foram multadas em R$ 70 mil, juntamente com a Companhia Brasileira de Distribuição (marcas Pão de Açúcar e Extra). Segundo a Sema, de cada 100 sacolas distribuídas, apenas 15 retornam para reciclagem.
Em nota enviada na noite de ontem, a assessoria de imprensa do Wal-Mart Brasil esclareceu que a rede “vem testando diferentes propostas para oferecer a seus clientes alternativas às sacolas plásticas para embalagem e transporte de suas compras” e que, enquanto analisa as propostas, as lojas da rede oferecem sacolas reprocessadas. Segundo a nota. Elas consomem 30% menos matéria-prima.
Em relação à multa aplicada, o Wal-Mart informou que não havia recebido nenhuma comunicação do IAP. “Tão logo tome conhecimento, a empresa irá analisar e apresentar defesa dentro do prazo legal”, diz a nota. O Carrefour não se pronunciou sobre a multa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário