"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

domingo, dezembro 27, 2009

Dilma ainda não conquistou 50% dos que se dizem petistas

Este é o título de reportagem publicada no Site do Azenha retirada do Jornal O Estado de São Paulo.
Apenas como lembrança. Contra o Fernando Collor Lula também não tinha o total apoio da "esquerda", nem mesmo de todas as alas do PT devido as alianças que estava fazendo.
Creio que o partido (nem sei se merece esse nome com esse tipo de atitude) vai novamente entregar o "ouro ao bandido", no caso José Serra. Se não há um consenso em torno do candidato do presidente que pode ser o único com capacidade de derrotar a oposição ao PT, então, sinceramente não sei pra quê existe esse partido.
Até aceito que Dilma não é Lula. Lula vem de um movimento sindical, ou seja, sempre teve que dialogar entre diversos interesses em busca de um consenso que trouxesse os maiores benefícios possíveis aos trabalhadores. Daí seu imenso carisma e sua manutenção com altos índices de aprovação do seu governo. Incrementou políticas (tanto faz se populistas ou não) que beneficiaram grande parcela da população, propiciou intensa investigação por parte da Polícia Federal de diversos escândalos político-econômicos, entre outros atos que o mantém na liderança da popularidade.
Já Dilma é diferente, não vem de um movimento sindical, não tem carisma e nem consegue atrair popularidade mesmo estando à frente de um dos principais pilares do programa do Governo Lula.
Mas, se o PT pelo menos sonha (mesmo que distante) em ter a presidência novamente sob seu controle, deverá seriamente repensar as suas lideranças e suas atitudes de discussão. Pôr o interesse da maioria sobre o egoísmo das particularidades deveria ser a meta de cada um desses petistas que não apoiam a Dilma.
Posso tranquilamente falar da situação, pois não sou petista (por sinal nem gosto do partido) e nem tenho na Dilma uma candidata que me fizesse depositar meu voto nela. Mas ter como opção a ela o José Serra é bem complicado. Espero que velhos erros do passado não se repitam, pois errar uma vez é humano, mas como diz o ditado, duas vezes já é burrice.

Nenhum comentário: