"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, janeiro 19, 2010

Esclarecimento

Quando escrevi o artigo com o titulo de "Direitos Humanos?" não pude devido a questões particulares me estender no assunto. Gostaria agora de retomar algumas coisas.
Um dos valorosos da nossa Resistênica foi o José Dirceu. Um dos membros influente no Partido dos Trabalhadores durante muito tempo e que dizem ainda ter certa influência. No caso não consigo perceber a condição de "coitadinho perseguido" pelos brutamontes da ditadura militar. Ele saiu do país em troca de um sequestrado, foi para o México indo depois para Cuba. Retornou ao país em 1975 para a cidade de Cruzeiro do Oeste no Paraná onde casou-se e tornou-se administrador da loja de sua esposa. Assim que saiu a Lei da Anistia, abandonou a mulher e tornou-se um político que não se pude dizer pobre, principalmente porque além dos ganhos anteriores agora também recebe o "bolsa ditadura" (leiam sobre no Noblat: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/07/08/bolsa-ditadura-203027.asp) . Esse é um dos casos lindos de perseguidos e torturados da nossa Resistência.
O segundo comentário que não pude escrever é sobre a democracia. Bom, se pensarmos no que estava ocorrendo no idos dos anos 60, era algo que não iria ocorrer indenpendente de quem chegasse ao poder. Dizer que os movimentos de esquerda iriam instalar uma democracia é uma grande bobagem, não havia clima democrático em nenhum dos lados. Se a esquerda tivesse chegado ao poder teríamos algo como Cuba na melhor das hipóteses, ou China de Mao, ou União Soviética de Stálin com suas perseguições, execuções e nenhum julgamento por lesa humanidade dos responsáveis. É fácil apontar as barbáries realizadas pelos governos de direita no mundo, mas muito difícil reconhecer as atrocidades cometidas pelos governos de esquerda em diversos países. Assim como um veículo sem o devido balanceamento, todo o direcionamento ideológico, sempre vai pender para o lado que mais tem acesso às massas.
O terceiro comentário é sobre um dos pontos polêmicos da Comissão Nacional de Verdade que é a "realização de audiências públicas antes de um juiz decidir se concede liminar para reintegração de posse de uma fazenda invadida". Norberto Bobbio comenta em uma de suas obras que nem os jusnaturalistas iam a favor do príncipe contra o direito à propriedade privada. Fico imaginando se quem escreveu tamanha asneira o fez com o objetivo de solapar o projeto com pontos polêmicos e depois argumentar como propaganda que pelo menos tentou algo democrático. Algo dessa invergadura dificilmente será aprovado e o pior é que outro ponto polêmico que é a taxação de grandes fortunas poderia incorporar a taxação de grandes latifúndios que por si só tornariam por demais oneroso a manutenção de propriedades com fins meramente especulativos, o que permitiria a distribuição dessas propriedades para a agricultura familiar. O que me parece que falta é interesse em fazer a coisa de modo que ela realmente possa funcionar, sem criar fogos de artifício para a mídia que logo após a explosão perdem a existência.

Nenhum comentário: