Na série “O Caso de Veja”, o capítulo “O post-it de Mainardi” foi feito com a ajuda dos leitores.
Pela leitura e inspeção do arquivo, constatou-se que ele fora escaneado no Brasil, e não pelas “sete fonte italianas” de Mainardi.
Constatou-se também que havia falhas na numeração, sugerindo que foram suprimidas páginas. O Ministério Público Federal brasileiro já requisitou o inquérito à Itália. Em breve se saberá se as páginas suprimidas visavam manipular ou não o Judiciário – já que o próprio Mainardi afirmou que encaminhou os documentos às autoridades.
Vamos, agora, a um breve exercício de investigação em relação ao arquivo que Mainardi atribuiu às suas “sete fontes italianas”. Aproveite a maravilha da Internet para fazer sua própria investigação em tempo real:
Passo 1 – Vá até o endereço no Divshare e baixe o PDF do tal processo italiano, apresentado por Diogo Mainardi em sua coluna (clique aqui). O nome do arquivo é Telecomitalia.pdf
Passo 2 – Depois, extraia informações do arquivo. Pode ser feito ou através do programa PDF-ANALYSER (que pode ser baixado aqui). Para quem tiver Mac, bastará abrir com o programa PREVIEW e utilizar o comando INSPECTOR. Ou, no caso do Windows, abrir com o Wordpad (procure a tag "xap:CreatorTool", próxima do final da página). Por qualquer desses métodos, se constatará que o relatório foi escaneado pelo programa PFU ScanSnap Manager 4.1.12.
Passo 3 – O ScanSnap Manager faz parte do Scanner produzido pela FUJITSU. É o programa de gerenciamento dos Scanners ScanSnap (faz a cópia de documentos e automaticamente os converte para PDF). Conclui-se então que o .pdf foi produzido por um Scanner ScanSnap da FUJITSU.
Passo 4 - A versão utilizada foi a 4.1. Após pesquisas, constata-se que o scanner S510 utiliza essa versão de software. O que pode ser comprovado acessando o catálogo (clique aqui) (Verificar ScanManager 4.1) em System Requirements.
O modelo ScanSnap S300, utiliza-se da versão 4.2 do ScanSnap Manager. O que pode ser comprovado acessando o seguinte catálogo (clique aqui). (Verificar ScanManager 4.2) em System Requirements.
As versões para Macintosh do Scanner ScanSnap, modelos S300M e S510M, utilizam respectivamente a versão, 2.2 e 2.1 do ScanSnap Manager (clique 1 clique 2).
Portanto, de forma inequívoca, se conclui que o aparelho utilizado para a confecção do documento .pdf, foi: ScanSnap S510.
Passo 5 - Se acessar o site da Fujitsu (clique aqui) conseguirá localizar as revendas FUJITSU no Brasil. Ao selecionar a cidade do Rio de Janeiro (clique aqui) a primeira revenda chama-se GED & AP Consultoria Ltda. - Revenda Exclusiva Fujitsu. Clique aqui para entrar em seu site.
Passo 6 – Clicando aqui se conferirá os modelos do Scanner ScanSnap que a empresa possui. Estão lá, expostos, os modelos S300 e S510. Como já apuramos, a versão 4.1 é para o modelo S510.
Passo 7 – Clica-se aqui para entrar no hall de clientes da GED & AP. E quem aparece? O Banco Opportunity.
Nenhum comentário:
Postar um comentário