O Estatuto do Aluno é uma aberração. Tão grande, que o próprio (ex)governo teve que alterar o Decreto por Despacho, a que chamou esclarecedor.
Na altura, a ministra de má memória e o Valter de memória não menos má clamaram que os professores é que não sabiam ler. Tenho que reconhecer
As "aulas" de substituição são outra aberração
[ainda que muito me custe]que numa coisa eles tinham razão: há professores que são mais papistas que o Papa
[quero dizer, mas Valteristas que o Valter].Já tinha sido assim com as "aulas" de substituição.
As "aulas" de substituição são outra aberração
[pelo menos, tal como estão pensadas e no secundário].Apesar disso, conheço escola(s) onde a regulamentação interna tratou de aprimorar a nódoa: foram criadas equipas de coordenação, fichas de avaliação das "aulas" com 2 páginas A4, obrigatoriedade de criação de dossiê com tarefas para os alunos, relatórios com vista a melhorar a coisa... Tudo isto, produzido por gente que apregoava aos ventos a sua total discordância em relação à coisa: mas -- acrescentava a dita gente -- já que tem que ser, então que funcione o melhor possível.
Com o Estatuto do Aluno é a mesma coisa. Tanto o Decreto como, sobretudo, o Despacho apontam no sentido da informalidade da prova de recuperação. Pois sim, 'tá bem 'tá!... Conheço escola(s) onde a regulamentação interna tratou de aprimorar isto, determinando que
Todos os aspectos a ter em conta na elaboração desta prova de recuperação (tipo de prova, duração, matriz) são competência das áreas disciplinares, com supervisão do coordenador de departamento.
Áreas disciplinares. Supervisão. Departamento. Arquivamento em dossiê dos documentos produzidos... Sendo que estas determinações são complementadas com o esclarecimento oral de que "o processo tem que ser devidamente formalizado".
Tenhamos bom senso, já que o governo o não tem...
escrito por ai.valhamedeus
A luta dos professores em Portugal continua grande. Quem acompanha o blog a mais tempo lembra do inúmeros posts no ano de 2008 que teve praticamente 6 meses de greves da área educacional.
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