"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Veja as fotos o que o PiG(*) não mostra. O protesto dos moradores de São Paulo

Conversa Afiada - 21/janeiro/2010 8:58

Fotos do conflito de moradores da região do Grajaú, em São Paulo, enviadas ao Conversa Afiada pelo morador Rodrigo Andrade.

São Paulo tem uma batalha campal por dia

Ônibus queimado na região do Grajaú. Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030724

Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030733

Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030736

Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030745

Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030750

Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030761

Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030800

Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030826

Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030830

Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030859

Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030879

Foto do morador Rodrigo Andrade

P1030885

Foto do morador Rodrigo Andrade

A editora do Conversa Afiada, Flávia D’Angelo, conversou, às 19h20, com Rodrigo Andrade, que é morador da região e membro do coletivo Passa-palavra, que deu o seguinte depoimento:

“A comunidade protesta por acordos que foram prometidos pela Prefeitura de São Paulo e não foram cumpridos. Por conta das chuvas de ontem o córrego do Jardim Lucélia alagou. Não apareceu nenhum bombeiro ou civil para ajudar os moradores. A situação agora é de conflito e por aqui tem aproximadamente 500 pessoas. Temos aqui Polícia Militar e Tático, mas já esteve aqui a Tropa de Choque. A manifestação ocorre na Av. Belmira Marin na altura do número 4400. A prefeitura havia prometido também limpar o córrego, mas nem isso foi feito.”

O Conversa Afiada reproduz o email do amigo navegante Danilo C.:

> De: Danilo C.
> Data: 20 de janeiro de 2010 18:47:40 BRST
> Para: undisclosed-recipients:;
> Assunto: FW: URGENTÍSSIMO: Moradores da região do Grajaú seguem mobilizados e em Choque com a Polícia
>
> FW:
>
> URGENTÍSSIMO: Moradores da região do Grajaú seguem mobilizados e em Choque com a Polícia
>
>
> Nesse momento, centenas de moradores do Jd. Lucélia estão paralisando novamente a Av. Belmira Marin, reivindicando seu direito à moradia digna, e denunciando o descaso do poder público. Esses moradores tiveram suas casas inundadas na chuva de ontem, e perderam tudo o que tinham. Ontem à noite, revoltados, eles também paralisaram a avenida, sofrendo por isso repressão violenta por parte da polícia. A expectativa é que ocorra novo confronto.
>
>
> Moradores da Favela XIX e XX também protestam!!!
>
> Também afetados pela enchente, moradores da Favela XIX e da Favela XX (Rio Bonito) também protestam. Depois de paralisar a Av. Teotônio Vilela, os manifestantes se dirigiram até a Subprefeitura da Capela do Socorro, exigindo uma reunião com o subprefeito Valdir Ferreira. Até agora os moradores não foram atendidos.
>
> Isto é mais uma amostra da terrível situação em que se encontram dezenas de comunidades da região, cujo sofrimento até então foi ignorado. Agora, com o povo erguendo a sua voz, veremos se este quadro permanecerá o mesmo.
>
>
> Toda Solidariedade às famílias da Comunidade Jd. Lucélia, Favelas 19 e 20 e toda região do Grajaú
>
> Mais uma vez, as obras de drenagem que estão sendo feitas no Jd. Toca mostraram sua “serventia”. Com a chuva de ontem, ocorreu uma enchente nunca vista na área, afetando centenas de casas da comunidade vizinha, o Jd. Lucélia. Por horas os moradores que perderam tudo o que tinham esperaram em vão os bombeiros e outras formas de ajuda, temendo por suas vidas, e principalmente pela vida das crianças e idosos; revoltados com a situação, começaram um protesto, parando a Av. Belmira Marin com os móveis destruídos pela chuva. Aí sim o Estado apareceu, na figura de policiais que agrediram violentamente os manifestantes. Eis aí verdadeira face da “política pública” para a população pobre.
>
> Nesse exato momento, os moradores estão fazendo nova manifestação na Av. Belmira Marin, e a expectativa é que novamente haverá uma resposta violenta por parte da polícia. A luta do Jd. Lucélia é a mesma luta que a do Parque Cocaia I, Jd. Toca, Brejinho, Favelas 19 e 20 e de tantas outras comunidades da região, em busca de seu direito a uma moradia e uma vida digna.

Clique aqui para ler “PM de SP reprime manifestação de moradores contra a falta de obras para conter enchentes”.

Clique aqui para ler por que Serra foi duas vezes a São Luiz do Paraitinga e nenhuma ao Jardim Romano.

Clique aqui para ver que os moradores do Jardim Romano chamaram o poste do Zé Alagão de safado.

Zé Alagão aumenta passagens em sigilo e PM bate em manifestantes. Cenas que o PiG (*) esconde.

Clique aqui para ler sobre outras duas manifestações – essas, contra a inépcia do Zé Alagão diante das enchentes – que o PiG também omitiu.

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista

Nenhum comentário: