"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Israel apela Rússia a apoiar sanções “paralisantes” contra Teerão

darussia.blogspot.com - 16 fev 10

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu hoje em Moscovo sanções económicas urgentes e "paralisantes" contra o Irão, para obrigar o país a renunciar ao enriquecimento de urânio e ao desenvolvimento de seu programa nuclear.

"É preciso impor sanções já, e estas devem ser paralisantes", ressaltou o líder israelita numa entrevista à agência russa "Interfax".

Netanyahu explicou que isso significa que a comunidade mundial deve suspender as vendas de gasolina a Teerão e impedir a exportação de petróleo iraniano, do que dependem, em grande medida, a economia e o orçamento iranianos.
O primeiro-ministro israelita também ressaltou que na véspera fez essa proposta ao chefe de Estado Russo, Dmitri Medvedev, e, anteriormente, aos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy.

Segundo Netanyahu, sanções deste tipo "podem ser muito eficazes a curto e médio prazo", por isso "é preciso aplicá-las agora, antes que o Irão seja capaz de concluir o seu programa nuclear".


"Se adotarmos sanções, estas devem ser duras e mordentes, e têm que ser impostas já", enfatizou.


Noutra entrevista, desta vez à rádio "Eco de Moscovo", Netanyahu mostrou-se convencido de que a "Rússia entende que o Irão está a desenvolver o seu programa nuclear", o que "se repercutirá negativamente na situação no Médio Oriente".
O primeiro-ministro israelita afirmou que "a comunidade internacional deve reagir com dureza antes que a ameaça se torne real, já que os iranianos, se quiserem, podem conseguir uma arma (atómica) no prazo de um mês".

"É hora de atuarmos. Conversei especificamente sobre isso com o presidente Medevedev e planeio falar também com o primeiro-ministro (Vladimir) Putin", especificou.

Natália Timakova, porta-voz do Kremlin, informou que, no encontro entre Medvedev e Netenyahu, o dirigente russo reafirmou que o Irão deve cooperar mais activamente com a Agência Internacional de Energia Atómica.

“A comunidade internacional deve ter a certeza de que o programa do Irão tem um caráter pacífico, mas, se não cumprir esses compromissos, ninguém pode excluir a possibilidade do emprego de sanções”, acrescentou.

Por outro lado, Netanyahu confirmou que Israel, a pedido da Rússia, suspendeu a venda de armas à Geórgia e expressou. A esse respeito, disse esperar que Moscovo se abstenha de fornecer complexos de defesa anti-aérea ao Irão.

Nenhum comentário: