"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Teerão ameaça responder à Rússia caso apoie novas sanções

darussia.blogspot.com - 13 fev 10



O apoio da Rússia a novas sanções em relação ao Irão irá refletir-se negativamente na cooperação económica dos dois países, nomeadamente no campo da energia, declarou Reza Sajadi, embaixador iraniano na capital russa.

“Hoje, a Rússia ocupa o 36º lugar nas trocas comerciais do Irão. Mas a política da nossa direcção visa fazer com que subam para 15º lugar. Ou seja, pretende,os reforçar as nossas relações”, disse o diplomata à agência Interfax.

“Mas se a Rússia votar pelas sanções, esse processo certamente perderá velocidade. Estamos preocupados não só com o comércio direto entre os nossos países. Semelhante passo ameaça também a nossa cooperação energética”, acrescentou.

O embaixador iraniano recordou que a Rússia e o Irão cooperam “em várias áreas, por exemplo, na estabelecimento do preço do gás ao nível internacional. Um erro da outra parte pode transformar essa cooperação em concorrência”.

“Não se pode esquecer que estamos ligados com a Rússia não só pelo programa nuclear, temos muitas outras esferas de cooperação”, recordou.

O embaixador iraniano deixa mais uma ameaça no ar: “Claro que semelhantes ações da Rússia não terão uma ressonância positiva na opinião pública iraniana. Isso seria o mesmo que o Irão, por exemplo, votasse pela resolução onde a Rússia é considerada culpada do holodomor na Ucrânia”.

A Ucrânia acusa a direcção comunista soviética de ter provocado o holodomor (grande fome) dos anos 30 do séc. XX, que matou milhões de ucranianos, e exige que a Rússia reconheça essa crime enquanto Estado herdeiro da URSS. Moscovo recusa-se terminantemente a fazer isso.

“Ninguém está a dizer que, se as coisas correrem assim, nós iremos suspender as nossas relações bilaterais, mas claro que isso se fará sentir na qualidade da nossa interação”, concluiu.

Depois das últimas ações empreendidas por Teerão no sentido de enriquecer urânio até 20 por cento, Moscovo deu a entender que poderá apoiar novas sanções do Conselho de Segurança da ONU, mas continua a defender a via diplomática para a solução do problema nuclear iraniano.

Nenhum comentário: