"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, junho 26, 2010

Autoridades suspendem estado de emergência no sul do país

darussia.blogspot.com - Sexta-feira, Junho 25, 2010

Publicada por Jose Milhazes

As autoridades do Quirguistão decidiram suspender o estado de emergência no sul do país à meia noite local (20 horas em Lisboa), informou o centro de imprensa do Governo provisório.
“Hoje, à meia noite, termina a vigência do decreto do Governo Provisório sobre o estado de emergência na região de Jalal-Abad e nalgumas localidades da região de Och”, precisa a fonte citada pelas agências.
O estado de emergência foi decretado no sul do Quirguistão no dia 25 de Junho a fim de travar os confrontos étnicos entre quirguizes e uzbeques. Os incidentes, que começaram a 10 de Junho, provocaram cerca de dois mil mortos, vários milhares de feridos e mais de meio milhão de refugiados.
O levantamento do estado de emergência permitirá realizar o referendo constitucional, marcado para 27 de Junho, em todo o território desse país da Ásia Central.
Os principais objetivos do escrutinio são a transformação do Quirguistão numa república parlamentar e legitimar as autoridades que chegaram ao poder em Abril passado, quando um levantamento popular levou ao derrube do Presidente Kurmanbek Bakiev.
Baktibek Alimbekov, vice-ministro do Interior do Quirguistão, declarou que as forças de segurança continuarão a trabalhar “em regime reforçado” para garantir a ordem durante o referendo.

Nenhum comentário: