"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, julho 27, 2010

O comércio ilegal de fósseis

Por Bezerra

Imaginen um parque temático atraindo turistas do Brasil e do exterior, até quando vamos usar as nossas mulheres e praias como principal atração turística?

Notícias

Terça-Feira, 27 de julho de 2010

JC e-mail 4060, de 26 de Julho de 2010.

20. Tráfico leva 50% de tesouro do Araripe Comércio ilegal de fósseis em chapada nordestina afeta mais pterossauros; 14 das 24 espécies estão no exterior

Pesquisadores acabam de mapear o tamanho do estrago que o comércio ilegal de fósseis na bacia do Araripe, no Nordeste, já causou à ciência brasileira.

Das 41 espécies de vertebrados terrestres extintos já descobertas no Araripe, 21 têm seus exemplares de referência armazenados em museus do exterior. Ou seja, cientistas do país precisam ir para a Europa, os Estados Unidos e o Japão para poder estudar tais bichos direito.

O caso é ainda mais grave no caso dos pterossauros, répteis voadores que são o símbolo da riqueza fóssil do Araripe. De 24 espécies descobertas, 14 têm seus exemplares de referência (os ditos holótipos) no exterior.

Esse é um problema gravíssimo. A Chapada do Araripe tem grande riqueza fóssil ,e, bem, se não há presença do Estado para patrocinar e estimular investimentos privados na exploração da riqueza, o capital busca alternativas.

Nenhum comentário: