"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, julho 28, 2010

Sobre o Consumo

Há muito tempo desejo escrever esse comentário. Como consumidor inserido e educado pelo sistema a bastante tempo tenho notado uma queda na qualidade dos produtos ofertados.
Como um exemplo cito a situação do leite. Lembro que apesar de pausterizado a bastante tempo o sabor do leite atualmente (se é que se pode chamar de leite o que nossas crianças tomam) de longe lembra o produto original, saido de nossas bacias leiteiras. Aliás, como os nossos criadores estão preocupadíssimos com nossa saúde e de seus animais, é claro, fazem uso de antibióticos para prevenir entre outras coisas a mastite. O interessante é que alguns produtos utilizados (não sei seu uso no Brasil, mas se nos EUA o DFA liberou idiotamente aqui também deve se fazer uso) para ampliar a produção de leite por parte das vacas, tem como efeito colateral a mastite.
Outro derivado do leite e que tem problema assemelhado é o requeijão. Lembro-em que na minha infância o requeijão tinha gosto de queijo e não essa massa branca como gosto indefinido que hoje consumimos.
Saindo do ramo alimentício, o papel higiênico teve mudanças interessantes. Reduziu-se o tamanho do rolo, mantendo-se o preço, ou seja, aumento do lucro. Para os desavisados que não observam a metragem no rolo é a festa da indústria. Então se fazem promoções com rolos de menor metragem e muitos entram nessa ciranda achando que estão economizando, quando na realidade estão é gastando mais.
O cotonete. A marca lider do mercado tinha como mote de suas propagandas no passado o fato do algodão de suas hastes não se soltarem. Hoje, que absurdo, rara é a haste em que isso não ocorre.
Aí pode-se pensar: são todos produtos de consumo do povão, então é por isso que ocorre tais situações. Mas, se pegarmos a situação da indústria automobilística (que não é voltada para o povão, basta ver o preço do carro popular no Brasil) vemos que os problemas são os mais variados possíveis. Quando por em risco de vida o usuário, as empresas fazem os famosos recall, solucionam o problema e tudo bem. Mas, se forem problemas menores, já vimos em diversos fóruns na internet reclamações de problemas os mais variados nos automóveis novos.
Vemos assim variados problemas, olha que nem falei da área de serviços como telefonia, internet a cabo, tv a cabo, etc.
Assim, ficamos nós, os consumidores, abandonados a própria sorte ou tentando fazer grupos de pressão que mudem essa situação.

Nenhum comentário: