"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, julho 19, 2013

Polícia detém dezenas de apoiantes de Alexei Navalny

darussia.blogspot - Quinta-feira, Julho 18, 2013

A polícia da capital russa deteve pelo menos 60 pessoas que saíram para as ruas do centro de Moscovo para protestarem contra a condenação de Alexei Navalny, conhecido advogado e blogger russo, a cinco anos de prisão por “desvio de fundos”, informam as organizações de defesa dos direitos do homem.
“Ao lado da Praça Manejnaia foram detidos 38 pessoas ao todo”, informa a ONG russa “OVD-Info”.
Manifestantes em várias ruas do centro de Moscovo disseram, por telefone, à Lusa, que o número de detidos “deverá ser bem maior”. A polícia, por enquanto, não revelou números oficiais sobre detenções.
Segundo dirigentes da oposição ao Presidente Vladimir Putin, a manifestação de protesto reuniu cerca de dez mil pessoas, maioritariamente jovens, enquanto a polícia fala em cerca de dois mil e quinhentos manifestantes.
Entretanto, a Procuradoria Geral da Rússia, que pediu a detenção de Alexei Navalçny logo após a condenação pelo tribunal de primeira instância, proposta que o juiz aceitou, veio, ao fim da tarde, defender que o advogado e blogger, que tem denunciado numerosos casos de corrupção no país, pode sair em liberdade até que o apelo dos advogados de defesa seja julgadopor instâncias superiores.
O Tribunal de Kirov vai reunir-se amanhã para analisar o pedido da Procuradoria-Geral e Navalni poderá sair em liberdade condicional no mesmo dia.
Conhecidos advogados russos afirmaram, em declarações à agência Rias-Noviosti, que se trata de um caso único na justiça russa.
“Caso muito estranho. Se o juiz decide prender um homem realmente, e não condicionalmente, então prende-o no tribunal. A lei não prevê que depois da condenação a pessoa continue em liberdade”, considerou a advogada Oksana Mikhalkina.
“Recordo de alguns casos semelhantes, mas só na era soviética, quando o juiz ditava uma sentença, mas a pessoa continuava em liberdade até que ela entrasse em vigor”, afirma o advogado Andrei Melnikov.
A condenação de Navalny provocou uma forte onda de protestos no interior e exterior da Rússia. Em várias cidades do país realizaram-se manifestações de apoio ao blogger. Em São Petersburgo, os protestos reuniram mais de 500 pessoas, 40 das quais foram detidas.

Alexei Navalny, 37 anos, advogado e ‘blogger’ que se tornou conhecido por revelar casos de corrupção e que liderou o movimento de protesto contra o presidente Vladimir Putin, foi condenado a cinco anos num campo de trabalho por desvio de dinheiro, condenação que já foi criticada também pela União Europeia, Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido.

Nenhum comentário: