"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, julho 16, 2013

Putin acusa Washington de bloquear Snowden na Rússia

darussia.blogspot - Segunda-feira, Julho 15, 2013


O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou hoje os Estados Unidos de bloquearem Eduard Snowden, antigo consultor dos serviços secretos norte-americanos, na Rússia.
“Ele veio para o nosso território sem convite, ele não voou para o nosso país, mas passou em trânsito para outros países. Mas logo que ele levantou voo, isso tornou-se público e os nossos parceiros americanos bloquearam a continuação do voo”, declarou ele num encontro com estudantes de uma expedição da Sociedade Geográfica da Rússia.
“Eles próprios assustaram todos os outros países, ninguém o quer receber e, desse modo, eles, no fundo, bloquearam-no no nosso território”, acrescentou.
Putin disse que Snowden deixará a Rússia logo que possível, mas frisou que a situação com o fugitivo norte-americano não está clara.
“Isto por enquanto está suspenso, mas, logo que haja possibilidade, ele irá claro que irá para outro lado”, reconheceu.
“Ele sabe quais são as condições de concessão de asilo, mas, a julgar pelas últimas declarações, ele muda de posição, a situação não está totalmente clara”, precisou.
Segundo Putin, “temos determinadas relações com os Estados Unidos, não queremos que a sua atividade prejudique as nossas relações com os Estados Unidos. Ele respondeu que não”.
Dirigindo-se aos estudantes, afirmou: “estão-se a rir, mas eu falo a sério. Ele disse que quero continuar a minha atividade, a lutar pelos direitos do homem, que os Estados Unidos violam algumas normas jurídicas, internacionais, ingerem-se na vida pessoal e o meu objetivo é, joje, lutar contra isso”.
“Nós dissemos-lhe: faça isso sem nós, porque temos contra o que lutar no nosso país”, concluiu.
Snowden encontra-se na zona de trânsito do aeroporto Sheremetievo de Moscovo desde 23 de junho.
Na passada quinta-feira, Snowden encontrou-se com representantes de ONG’s russas e anunciou que iria pedir refúgio temporário na Rússia até poder viajar para a América Latina. Porém, o Serviço Federal de Imigração diz não ter recebido qualquer pedido.
Snowden é acusado pelos Estados Unidos de violar a lei de espionagem, depois de filtrar detalhes dos programas governamentais secretos de vigilância a registos telefónicos e comunicações na Internet.
A Casa Branca exige a expulsão de Snowden e a sua extradição para os Estados Unidos, de forma a ser julgado por fugas de informação confidencial sobre segurança nacional.

Nenhum comentário: