"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, novembro 28, 2006

O Estado de São Paulo - 28/11/06

A irmã escondida de Machu Picchu
Bem menos famosa, Choquequirao tem traços inexplorados dos incas
Camila Anauate

Cuzco, no Peru, é o ponto de partida da expedição pelo caminho inca. São dois dias de trilha pesada no cânion do Rio Apurimac, passando por tesouros da arquitetura pré-colombiana, até chegar à cidadela de pedra. A 3.085 metros de altitude, Choquequirao tem tantas riquezas quanto sua cidade-irmã, Machu Picchu, só que ainda é pouco explorada.
Choquequirao - cujo nome significa “berço de ouro”, em quíchua - foi um importante centro religioso e político. Ali, arqueólogos encontraram recentemente marcas nunca antes vistas na cultura inca, como construções de dois andares e lhamas desenhadas nas pedras.
O destino, que tem só 30% de suas ruínas descobertas, foi apresentado, na semana passada, pelo Consulado do Peru e pelo montanhista Silvio Martins, diretor da Climb Expedições, que já tem um roteiro para lá.
Silvio explorou a região em 2003 e finalizou o projeto este ano. “Choquequirao é a alternativa a Machu Picchu, onde está cada vez mais difícil trabalhar”, explica. Para preservar o sítio arqueológico, as visitas começaram a ser limitadas nos últimos quatro anos.
“Queremos que mais brasileiros visitem o Peru”, afirma o cônsul Eloy Alfaro. Hoje, o país recebe 45 mil turistas brasucas por ano.
ROTEIRO
A Climb tem pacote de 13 dias por Lima, Cuzco, trilha em Choquequirao e trem até Machu Picchu. Com passagem aérea no trecho interno, hospedagem com café, passeios e alimentação na trilha, custa US$1.850 por pessoa em quarto duplo. O aéreo internacional (São Paulo-Lima-São Paulo) sai a US$ 697. Informações: (0--11) 5052- 6305; www.climb.tur.br.

Nenhum comentário: