O governo britânico vai nacionalizar o banco Bradford & Bingley. O Tesouro conduz negociações sobre o resgate do banco e informou ontem que as discussões continuam. Um comunicado completo será feito pelo ministro das Finanças, Alistair Darling, antes da abertura dos mercados hoje.
A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo e El País, 29-09-2008.
O Santander vai comprar os depósitos e a rede de agências do Bradford, de acordo com o banco espanhol. A instituição assumirá cerca de 22 bilhões de libras (US$ 40,53 bilhões) em depósitos, correspondentes a 2,5 milhões de poupadores. O banco espanhol também vai adquirir 197 agências que o Bradford tem no país.
Criado em 1964, o Bradford se desenvolveu em um nicho lucrativo, oferecendo empréstimos para investidores e proprietários de terras que foram participantes ativos da expansão do mercado imobiliário local. O banco tem uma carteira de empréstimos de 50 bilhões de libras (US$ 92 bilhões), que será assumida pelo governo.
O executivo de um grande banco britânico afirmou que as grandes instituições não pediram ao governo nenhuma proposta desse tipo. Apesar de HSBC, Barclays e Royal Bank of Scotland terem sofrido com a crise de crédito, eles ainda não parecem estar numa situação financeira difícil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário