"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, abril 30, 2009

“Minha casa, Minha vida”. Tucanos boicotam e é um sucesso

Conversa Afiada - 28/abril/2009 22:59

Zé Pedágio só viu defeito. Ele prefere o Cingapura do Maluf

Tucanos, que vão perder com Serra ou com Aécio, são contra a casa para o povo

. O Conversa Afiada reproduz informação divulgada pela Caixa Econômica sobre o programa “Minha Casa, Minha Vida”.

. Trata-se de financiamento da casa própria que prevê vender 400 mil casas a famílias com renda mensal ATÉ três salários mínimos (R$ 1.395,00).

. Não é preciso dar entrada ou pagar taxa de inscrição.

. As prestações só começam a ser pagas após a entrega do imóvel, quando o morador se mudar para a nova casa.

. Os financiamentos serão de dez anos.

. Como noticiou a Folha semana passada, o Governo do Zé Pedágio não vai entrar nisso, para não encher a bola da Dilma Rousseff …

. Hoje, na Folha, o deputado José Aníbal, líder do PSDB na Câmara, publica na pág. 3 artigo “Morando (*) no palanque”.

. Diz a diatribe sobre o “Minha Casa, Minha Vida”: “mais um malabarismo populista e eleitoreiro com a marca registrada do Governo Lula. Muita propaganda, pouca realização; muita bravata, pouca responsabilidade; muito palanque, pouca competência. Esse, verdadeiramente é o cara (**).”

. José Aníbal se tornou líder do PSDB na Câmara CONTRA Zé Pedágio. Ou seja, Zé Pedágio e seus adversários no partido são contra o “Minha Casa”.

. Ou seja, os tucanos dos dois lados: os que vão perder com Serra e os que vão perder com Aécio, no primeiro turno, são contra a casa para o povo.

. Eles gostam de construções na rua Rio de Janeiro e em Higienópolis.

. Seria bom eles irem à agencia da Caixa em Paraisópolis, ou no Jardim Ângela.

. De preferência, na companhia de Fernando Henrique e Gilmar Dantas (segundo Ricardo Noblat).

. Ia ser um sucesso: “não comprem casa própria: isso é pura demagogia do Lula !”

Terça-feira, 28 de abril de 2009
Caixa recebeu 221 projetos para programa habitacional

ISABEL SOBRAL
A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, fez hoje um balanço dos 10 primeiros dias do programa habitacional do governo federal “Minha Casa, Minha Vida” e informou que, desde seu início, no dia 13 deste mês, até a quinta-feira da semana passada (dia 23), a Caixa recebeu 221 projetos habitacionais de construtoras para atender a população com renda de até dez salários mínimos, alvo do programa.

Maria Fernanda disse que, no período, a Caixa assinou mais de 200 termos de adesão de Estados e de municípios ao programa e que outros 600 municípios já manifestaram intenção de aderir ao programa, mas ainda estão se organizando para efetivamente fazê-lo.

Segundo a presidente da Caixa, os 221 projetos habitacionais apresentados ao banco público correspondem a 43 mil moradias. “É importante dizer que são empreendimentos espalhados por todo o Brasil, não há concentração em nenhuma região”, afirmou. De acordo com Maria Fernanda, esses projetos habitacionais estão em processo de análise, que a Caixa estima concluir em 30 a 45 dias. “Com isso, a nossa expectativa é que as primeiras casas do programa poderão começar a ser entregues dentro de oito a 12 meses”, afirmou.

No dia 13 de abril, quando o programa teve início, o vice-presidente da Área de Governo da Caixa, Jorge Hereda, havia antecipado que alguns projetos habitacionais apresentados anteriormente ao banco público seriam “adaptados” às regras do programa para dar um impulso inicial. Dessa forma, a Caixa espera poder começar a entregar as primeiras unidades habitacionais no próximo ano.

Maria Fernanda, ao responder hoje perguntas durante o programa de rádio, transmitido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), ressaltou que o programa habitacional é permanente e que não há prazo para as inscrições das famílias com renda inferior a três salários mínimos por mês.

Em tempo: o Conversa Afiada destaca comentário que recebeu esta madrugada do amigo navegante Zequinha:

PHA,
Fui a um seminário hoje no SECOVI-SP sobre o MINHA CASA, MINHA VIDA :
*A classe média via manter a demanda por imóveis acima de 150 mil, com leve curva ascendente.
*Nas clases D e E a demanda vai crescer exponencialmente.
Será um crescimento vertiginoso!!!!!
Diretores de Bancos, Caixa Economica, Serasa, Diretores dos Sindicatos da Construção Civil e do Setor Imobiliário, foram enfáticos no crescimento desse nicho, embora ninguem saiba direito como fazer esses 8 milhões de casas, que é o deficit todo, mas fazer um milhão até 2010 todos foram unânimes em afirmar que dá pra fazer. O desafio foi lançado.
Teve palestrante que definiu o programa como uma mudança de paradigma!.
Que não poderá ser abandonado nos próximos governos, todos concordaram que esse programa veio para ficar.
Um palestrante afirmou que o sonhado dia chegou, ou seja há 20 anos o setor reivindica um programa de financiamento mais abrangente e com verbas do orçamento da União.
O Programa poderá trocar o gasto mais ou menos 300 por mês na compra de mais um saquinho de cimento e alguns tijolos pela parcela paga ao banco, uma vez que ele receberá uma casa acabada.
Acho que foi uma cartada brilhante do governo LULA.
Em palestra do prof. Afonso Celso Pastore, ficou demonstrado que as contas do governo permitem esse tipo de investimento , e que os fundamentos da economia já partir do 2° semestre mostram novo ciclo de crescimento sólido.
A dificuldade é dos prefeitos de cidades menores que 50 mil hab. tem mais dificuldades de apresentar ou realizar os projetos.
Dos vários tópicos sobre baixa renda, me chamou a atenção um dado interessante, é que aprox. 62% das classes D e E, tem acesso á internet e 40% usa internet mais de dez horas por semana. 13% compram pela internet.
Outro dado é que se constróem mais ou menos 650 mil casas pelo sistema de auto financiamento e auto administração. daí pra um milhão é um pulinho.
Quanto ao PIG,
Vc acha que, o cara que saiu da fome, comprou um computador nas casas Bahia ou no Carrefour, com um empréstimo consignado, viu seu filho ir pra universidade pelo pró-une, agora vai comprar sua casinha…
vai gastar dinheiro com a Veja, Folha ou Estadão???
Se ganhar de graça ele não acredita em uma vírgula do que PIG escreve

(*) Os tucanos gostam do gerúndio. “SP trabalhando para você”, diz a propaganda milionária do Governo Zé Pedágio no Acre.

(**) Os tucanos já, já, farão com Obama o que o chanceler Celso Lafer disse de Ariel Sharon: Obama (Sharon) não representa os Estados Unidos (Israel). Eles não engolem o “esse é o cara”.

2 comentários:

Marianna Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marianna Rodrigues disse...

Fala aí, professor! Então, geo-blog ou diganaoaostucanos-blog?!
hahah, brincadeira... :)

Preza o blog. (: