"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, março 18, 2010

CNI/Ibope: Serra cai, Dilma encosta e lidera pesquisa espontânea; pesquisa impugnada?

Site do Azenha - 17 de março de 2010 às 13:26

De acordo com leitores do blog do Nassif, a pesquisa foi impugnada. É o que consta no site do TSE:

por Conceição Lemes

Saiu hoje a nova pesquisa CNI/Ibope sobre as intenções de voto para presidente da República. A pesquisa foi realizada entre 6 e 10 de março. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

José Serra (PSDB) continua na frente com 35% da preferência do eleitorado. Mas a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), sobe e encosta: ela tem 30%. O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem 11%. A senadora Marina Silva (PV-AC) aparece com 6%.

Na pesquisa espontânea, Presidente Lula é o mais lembrado (20%), seguido por Dilma Rousseff (14%) e José Serra (10%).

Outros dados gerais:
* Na pesquisa estimulada, Dilma cresce 13 pontos percentuais na comparação com a pesquisa de dezembro de 2009

* Serra mantém-se à frente, mas diferença cai de 21 para 5 pontos percentuais

* Mais da metade dos brasileiros (53%) prefere votar em um candidato apoiado pelo pre sidente Lula

* 42% dos entrevistados desconhecem quem é o candidato apoiado pelo presidente Lula.

* Percentual de indecisos na pesquisa espontânea é de 42%.

Cenário 1

A pesquisa estimulada testou quatro cenários. No cenário com o nome dos quatro principais pré-candidatos, a intenção de voto na ministra Dilma Rousseff, do PT, cresce 13 pontos percentuais e chega a 30%. O governador José Serra, do PSDB, permanece na liderança, com 35% das intenções de voto, 3 pontos percentuais abaixo do registrado na rodada passada.

O deputado Ciro Gomes, do PSB, oscila negativamente dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, e fica com 11% de intenção de votos. A senadora Marina Silva, do PV, mantém os mesmos 6% registrados há três meses.

Cenário 2

No cenário em que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, substitui José Serra como o candidato do PSDB, Dilma Rousseff ultrapassa Ciro Gomes e assume a liderança, com 34% das intenções de voto (20% há três meses).

Nesse cenário, Ciro tem 21% (antes tinha 26%); Aécio tem 13% e Marina fica com 8% (ambos oscilando um ponto percentual para baixo, dentro da margem de erro).


Cenários 3 e 4

Nas duas simulações sem o nome de Ciro Gomes, os cenários são parecidos aos observados com a lista completa de pré-candidatos. Quando Serra é o candidato tucano, a diferença entre ele e Dilma mantém-se nos mesmos cinco pontos percentuais.
Com o nome de Aécio na lista, a ministra tem 39% e o governador de Minas Gerais marca 18%. Nessas simulações, Marina aparece com 8% e 12%, respectivamente.

Segundo Turno
Caso a eleição fosse realizada hoje, o governador José Serra venceria todos os demais concorrentes no segundo turno. No cenário mais disputado, ele teria 44% das intenções de voto e a ministra Dilma Rousseff, 39%.

Sem o nome de Serra na disputa do segundo turno, a candidata do PT venceria todos os demais nomes testados. Numa eventual disputa com Aécio Neves, ela teria 49% e o governador de Minas Gerais, 24%.

Nenhum comentário: