"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, março 16, 2010

Lobbying for Saakashvili

darussia.blogspot.com - 16 mar 10



Texto enviado pelo leitor Pippo :


"Durante anos apresentado como um ícone da nova democracia pós-soviética e como um “farol da liberdade” pró-ocidental no Cáucaso, a popularidade do presidente georgiano Mikhail Saakashvili junto da Administração norte-americana caiu a pique após a substituição do presidente Bush por Barak Obama e, sobretudo, pelo resultado do relatório da UE sobre o conflito na Ossétia em 2008, o qual apontou a Geórgia e o seu governo com os principais culpados da guerra.
De forma a obviar este problema e voltar a colocar o nome de Saakashvili na agenda, em Janeiro de 2010 o governo de Tbilissi firmou um contrato com o lobby Podesta Group, o qual defende em Washington os interesses de diversos grupos económicos, nomeadamente da banca, indústria farmaceutica e produtores de armas. Desta forma, o nome Saakashvili andará a par de marcas tais como a Lockheed Martin, a Raytheon, a General Dynamics e a Boeing.
De acordo com os documentos depositados junto do Departmento de Justiça, o Podesta Group (PG) fornecerá “lobbying, government relations, public relations and media management services to Georgia and will also arrange for its client meetings with members of Congress and their staff, as well as with executive branch officials.”
O preço cobrado pelo Podesta Group por seis meses de lobbying ronda os 300.000 USD, montante pago pelos contribuintes mas que tem, como principais beneficiários, Mikhail Saakashvili e a sua clientela.
Read moreAparentemente, os trabalhos de consultadoria e lobbying já terão dados os seus frutos. Em Abril, o presidente Saakashvili finalmente encontrar-se-á com o Presidente Barak Obama e a Secretária de Estado Hillary Clinton, bem como outras individualidades relevantes em Washington.
A par do contrato com o Podesta Group, as autoridades georgianas contrataram, também em Janeiro, um outro lobby norte-americano, a Gephardt Government Affairs, cujos laços com o Partido Democrata e a Administração Obama poderão ajudar a pretenção do governo Saakashvili em aderir à NATO.
Para melhorar a imagem do seu presidente junto da Administração norte-americana, os contribuintes georgianos irão pagar à Gephardt Government Affairs a módica quantia anual de 430.000 USD."

Nenhum comentário: