"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, março 18, 2010

Sobre a cirurgia do seo João

Site do Azenha - 17 de março de 2010 às 18:25

por Luiz Carlos Azenha

Por absoluta falta de tempo, não pude dar uma palavra antecipada sobre a reportagem que fiz com o “seo” João, um paciente que fez uma cirurgia para controlar os tremores causados pelo mal de Parkinson no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Eu mesmo, quando vi a edição, fiquei emocionado: resultado do trabalho exemplar da equipe da TV Record.

Para quem não pôde ver, está aqui.

Por limitação de tempo, não pudemos incluir alguns dados importantes: a cirurgia foi paga pelo SUS, o que é relevante pelo fato de que alguns milhares de outros brasileiros, de várias partes do país, podem precisar do mesmo tratamento. A equipe do IP é pioneira nesse tipo de cirurgia, muitos dos equipamentos utilizados só existem no HC, mas é bom saber que existe um horizonte de tempo para a capacitação de outros centros médicos do país.

Destacamos que cirurgias desse tipo só são possíveis graças a uma técnica desenvolvida no próprio IP, uma espécie de neuronavegação que permite mapear detalhadamente o cérebro de cada paciente.

O Brasil é pioneiro na técnica. O que me leva ao ponto destacado por um colega: quantos não são os cientistas e especialistas brasileiros que andam escondidos por aí, produzindo conhecimento de alta qualidade e sobre os quais nada sabemos? Fico muito satisfeito de poder participar dessa descoberta.

Nenhum comentário: