O carnaval não foi animado para 485 pessoas de Franca, na região de Ribeirão Preto, demitidas na sexta-feira pela indústria calçadista Agabê. Com mais de 60 anos de existência, a empresa, responsável por cerca de 60% da produção de sapatos da italiana Hugo Boss, praticamente encerrou suas atividades na cidade paulista, mantendo apenas 80 pessoas devido a impedimentos legais trabalhistas (que também serão dispensadas no momento oportuno). A notícia é portal da Revista Exame, 06-02-2008.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Agabê, a empresa, que mantém cerca de mil funcionários na unidade de Aracati (CE), mudará o modelo de gestão, adotando o "licenciamento" de seus produtos, que serão feitos por fábricas pequenas de Franca, mediante contratos ainda em fase de negociação.
A Agabê já teve cerca de 3 mil funcionários diretos em 2004, quando produzia 10 mil pares de sapatos por dia. Ultimamente, produzia 800 pares por dia em três unidades (já desativadas) em Franca. Mas, nos dois últimos anos, a empresa operou no prejuízo, afetada nas exportações pela queda do dólar. A Assessoria de Imprensa não confirmou o valor da dívida da Agabê. Em Aracati, os 1 mil funcionários produzem 3,5 mil sapatos/dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário