"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

domingo, abril 25, 2010

Rússia reduz preço do gás à Ucrânia em troca de prolongamento de presença militar no Mar Negro

darussia.blogspot.com - Quarta-feira, Abril 21, 2010



A Rússia reduzirá em 30% o preço do gás vendido à Ucrânia, um desconto considerado uma compensação pelo prolongamento do prazo de aluguel da base naval russa da Crimeia, que permanecerá nesta região ucraniana até depois de 2017, anunciou nesta quarta-feira o presidente russo Dmitri Medvedev.
"Os nossos parceiros ucranianos terão um desconto no preço do gás que chegará a 100 dólares se o preço (por 1.000 metros cúbicos) for de 330 dólares. Se o preço for inferior, será 30% do preço", disse Medvedev.
O acordo foi anunciado por Medvedev e pelo seu colega ucraniano Victor Ianukovitch na cidade ucraniana de Kharkov. Ianukovitch considerou que o acordo "não tem precedentes".
Ambas as partes assinaram também um acordo para prolongar por mais 25 anos a presença da frota russa do mar Negro no porto de Sebastopol, que expirava em 2017.
À primeira vista, trata-se de um bom negócio para ambas as partes, mas mais para a Ucrânia que espera economizar cerca de 40 mil milhões de dólares em dez anos.
Porém, vamos estar atentos à implicações destes acordos na política interna da Ucrânia. A antiga primeira-ministra, Iúlia Timochenko, já veio dizer que o acordo sobre a Armada do Mar Negro viola a Constituição da Ucrânia e ameaça dar início ao processo de afastamento de Ianukovitch do cargo de Presidente do país.
A NATO reagiu calmamente à notícia, sublinhando tratar-se de um assunto entre os dois países.



Nenhum comentário: