"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, maio 01, 2010

Comparato: STF sepulta sonho de entrar no Conselho da ONU

Conversa Afiada - Publicado em 30/04/2010

Bye- bye ONU, diria o Coronel Ustra

Deu na Agência Brasil:

Decisão do Supremo acaba com chance brasileira no Conselho de Segurança da ONU, diz Fábio Konder

Brasília – O jurista Fábio Konder Comparato, que formulou ação contestando a Lei da Anistia (Lei 6.683/79), acredita que a decisão de não revisar a legislação que perdoou crimes comuns cometidos por agentes do Estado durante o período militar é um “escândalo internacional”. Ontem (29), o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a ação proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“O Brasil é um país de duas faces. Lá no exterior, nós somos civilizados e respeitadores dos direitos humanos, sorridentes e cordiais. Por dentro, nós somos de um egoísmo feroz”, analisou. “Isso é um escândalo internacional. Nós somos o único país da América Latina que não julgou inválidas essas anistias.”

É incrível como os juristas não param de falar besteiras no Brasil. O Brasil entrar ou não no Conselho de Segurança não tem a mínima ligação com a Lei da Anistia, e sim com interesses dos membros permanentes. Independente de se prender ou fuzilar se assim o quisessem todos os torturadores do país, bastava o país entrar em conflito com os interesses internacionais dos EUA, China, Russia, França ou Inglaterra (Reino Unido) para que seu desejo de se tornar membro permanente fosse por água abaixo. Tais países tem o direito de veto, e não creio que desejem partilhar isso com mais ninguém. Se o Brasil conseguir, a Lei da Anistia não se configurará como empecilho, uma vez que dos membros permanentes, vários tem ações nada democráticas e tampouco de total cumprimento dos direitos humanos.

Nenhum comentário: