"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Instituto Humanitas Unisinos - 06/02/07

Daniel Ortega ofereceu plena segurança a empresas que queiram investir no país


O presidente da Nicarágua ofereceu plena segurança aos empresários norte-americanos que queiram realizar investimentos de longo prazo na Nicarágua. Ortega exigiu, no entanto, que os investimentos venham acompanhados de aspectos sociais que contribuam para o combate da pobreza. O presidente da Cargill, por sua vez, deixou claro seu interesse em investir na nutrição animal e na avicultura.

A reportagem é do sítio La Haine, 4-02-2007. A tradução é do CEPAT.

"Creio que o mais importante é que vocês sintam segurança em seus investimentos, e que o país indiscutivelmente demanda investimentos de longo prazo", garantiu o presidente depois de receber, no dia 31 de janeiro, o presidente da transnacional norte-americana Cargill, Warren Stanley. A reunião aconteceu na sede da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).

O líder sandinista deu a Stanley e ao resto dos empresários do país do Norte "toda a segurança e todas as garantias sobre o que já investiram no país, e para que possam continuar investindo".

O presidente explicou que a única exigência que se faz aos homens de negócio, tanto nacionais como estrangeiros, é que seu investimento venha acompanhado de aspectos sociais que contribuam para o combate da pobreza.

Ainda que tenha admitido que a Nicarágua é o segundo país mais pobre da América Latina, depois do Haiti, Ortega ressaltou que na nação centro-americana não existe ingovernabilidade nem instabilidade.

A Nicarágua é confiável, afirmou o chefe de Estado, que esteve acompanhado do vice-presidente Jaime Morales, a primeira-dama Rosario Murillo, o diretor das zonas francas Alvaro Baltodano e seu assessor econômico, Bayardo Arce.

O presidente da Cargill, primeiro empresário estrangeiro que se reúne com Ortega desde a sua posse, felicitou o líder sandinista pela vitória nas eleições de novembro passado e anunciou seu interesse em investir na nutrição animal e na avicultura.

A empresa já começou a fazer negócios na América Central e, no caso da Nicarágua, já adquiriu os direitos da Tip Top, uma cadeia de produtos avícolas.

A Cargill opera também no setor de grãos, de produtos de carnes refrigeradas e no setor alimentício em geral.

Nenhum comentário: