"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Instituto Humanitas Unisinos - 08/02/07

Educação pública: o pior desempenho nos últimos dez anos


O Ministério da Educação divulgou ontem os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2005, do qual participaram 190 mil alunos, de quase 6 mil escolas espalhadas pelas 27 unidades da federação. Foram avaliados estudantes de escolas urbanas e rurais, tanto da rede pública quanto da rede privada, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. O teste abrange alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

A trajetória de desempenho dos estudantes do ensino médio mostra uma situação preocupante. Numa escala que varia de 0 a 500, eles tiraram 257.6 em português e 271.3 em matemática. Em ambas, trata-se do pior desempenho desde 1995.

O mesmo recorde negativo foi observado com os alunos da 8ª série, embora a queda no desempenho tenha sido menos drástica do que no primeiro caso. Apenas os estudantes da 4ª série tiveram notas melhores, em uma recuperação contínua desde 2001 - o exame é feito a cada dois anos.

São Paulo foi o Estado onde as médias mais caíram nas provas de 8ª série de 95 a 2005. Nas provas do ensino médio, foi o segundo Estado que mais piorou em português e o terceiro, em matemática. Comentado a pesquisa, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), afirmou para a Folha de S.Paulo, 08-02-2007: "Isso é desmoralizante. Houve um ligeiro aumento na renda, mas não houve na diminuição da desigualdade. Aumentou o atraso do país” – senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

O resultado da pesquisa levou o governo a comprometer-se com a criação de "metas de qualidade" nas escolas, destaca o Valor, 08-02-2007. Segundo o jornal essas metas farão parte do pacote de medidas voltadas à área social que o Palácio do Planalto prepara para anúncio em março - rotuladas de "PAC social", em alusão ao programa de estímulo ao crescimento econômico divulgado no mês passado. De acordo o ministro da Educação, Fernando Haddad, serão ao todo 20 medidas, das quais dez vão abranger mais de um ministério.

Nenhum comentário: