"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Instituto Humanitas Unisinos - 08/02/07

Produção de grãos. Vem aí um novo recorde

Na primeira avaliação da safra nacional de 2007, o IBGE estima produção recorde da ordem de 127,9 milhões de toneladas, resultado 9,7% superior ao obtido no ano passado, de 116,6 milhões de toneladas. Caso a previsão se confirme, será a maior safra desde 2003, que foi de 123,6 milhões de toneladas. A informação é da Folha de S.Paulo, 08-02-2007.

O aumento das projeções foi ditado pela perspectiva de recuperação de preços, que alavancou a produção de soja e de milho segunda safra no Mato Grosso. O instituto também destaca as condições climáticas favoráveis. "Com essa grande demanda por etanol, analistas especulam sobre a safra americana. Eles acham que os americanos vão aumentar a safra de milho [usado na produção de etanol] e vão reduzir a de soja", afirma Neuton Alves Rocha, gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.

A expectativa pode favorecer a exportação de milho. "Os EUA vão produzir muito milho, mas vão consumir mais. Com isso, vão exportar menos e vamos ter a chance de ganhar espaço em outros mercados", disse Flávio Bolliger, chefe da Coordenação de Agropecuária. Segundo Rocha, o Brasil pode exportar 6 milhões de toneladas de milho este ano. O produto deve representar 37,3% da safra de 2007, atrás apenas da soja, com 44,1% do total da produção de grãos.

A única previsão negativa é a do arroz, de queda de 3,5%, motivada pelos preços baixos e pelo aumento de chuvas. O Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores, deve ter queda de 12,6% com uma produção de 5,9 milhões de toneladas.

Nenhum comentário: