"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, maio 16, 2009

Emprego na indústria vai se estabilizar, diz Fiesp

Instituto Humanitas Unisinos - 15/05/09

Apesar do número negativo registrado em abril, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) vê sinais de que o emprego no setor caminha para a estabilidade entre geração e corte de postos, algo que já poderá ser visto em maio. O emprego na indústria paulista caiu 1,09 % em abril ante março, com ajuste sazonal, mas sem ajuste registrou alta de 0,8 %, o que equivale à abertura de 19 mil vagas no mês.

A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo, 15-05-2009.

"Ainda estamos com uma diminuição residual do emprego da indústria", disse Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp. "Não nos surpreenderia se em maio chegássemos a uma estabilidade'', afirmou o executivo, referindo-se aos demais setores da indústria, já que os segmentos ligados a açúcar e álcool continuaram abrindo vagas neste mês, como já havia ocorrido nos meses anteriores;

Em abril, o setor de açúcar e álcool criou 28.207 vagas, enquanto os demais segmentos cortaram 9.207 postos, o saldo positivo de 19 mil vagas.

Dos 22 setores pesquisados pela Fiesp, 17 tiveram desempenho positivo de vagas no mês de abril, enquanto cinco apresentaram desempenho negativo.

SENSOR

Os números que levam a Fiesp a acreditar que os índices de emprego devem melhorar a partir do próximo mês fazem parte da pesquisa Sensor da primeira quinzena de maio, índice que aponta a percepção dos empresários a respeito das perspectivas econômicas.

O índice do Sensor geral da quinzena ficou em 53,2 pontos, acima, portanto, dos 51,4 registrados na segunda quinzena de abril. O índice da Fiesp é positivo sempre que está acima de 50 pontos.

Nenhum comentário: